Kinect: o Projeto Natal finalmente ganha vida!

6 min de leitura
Imagem de: Kinect: o Projeto Natal finalmente ganha vida!

Em um evento grandioso que antecedeu o início da E3 2010 (Electronic Entertainment Expo – exposição de entretenimento eletrônico), a Microsoft finalmente oficializou seu projeto para a captura de movimentos do jogador.

Kinect, como passou a ser conhecido o Projeto Natal, já conta com uma primeira leva de games exclusivos e oferece recursos e funções novas para a dashboard do console. Imagens, vídeos e muitas informações sobre o Kinect foram divulgadas. Confira tudo em primeira mão sobre o periférico que vai revolucionar a forma de se jogar video game!

O Projeto

Desde meados do ano passado, nada despertou tantas atenções na indústria do entretenimento eletrônico quanto o Projeto Natal que a Microsoft anunciara para seu console Xbox 360. O periférico se baseia em uma câmera, microfone e sensores de movimento para mapear a posição de todo o corpo do jogador e dos objetos à sua volta.

Trailer do Projeto Natal, E3 2009

O Projeto Natal descarta joysticks convencionais e demais apetrechos (invariavelmente controlados por meio das mãos). Ele permite que o jogador controle as ações do game através de comandos de voz e movimentos do seu próprio corpo. Além de um imenso passo para a interatividade com o universo virtual, o acessório representa uma verdadeira revolução para os video games.

Enfim um nome

Nenhum acessório com tamanha expectativa seria lançado com a designação “Projeto” em seu nome. A primeira revelação da Microsoft sobre seu acessório foi o nome definitivo do seu ex-Projeto Natal, agora conhecido como “Kinect”.

Kinect, foto oficial de divulgação.

Trata-se de uma mistura do termo grego “kínésis” (que significa movimentar ou mover) com “connect” (que em inglês se refere ao ato de conectar). O nome define bem o acessório, pois o jogador finalmente está conectado a uma plataforma com a qual ele comanda as ações através de seus gestos e movimentos.

Apresentação grandiosa

A única decepção de quem conferiu o Kinect em sua primeira demonstração foi a de não poder experimentá-lo pessoalmente. As apresentações da Microsoft foram marcadas pela trupe performática do Cirque du Soleil e inúmeros vídeos, mas nenhum espaço para o tão esperado “test drive” com o aparelho.

A apresentação contou com o Cirque du Soleil.

Por outro lado, oito games que exploram a capacidade do Kinect foram demonstrados, assim como novas funcionalidades da dashboard do Xbox 360 e recursos para a LIVE. A maioria dos games tem um caráter familiar e conta com desafios intuitivos e interações multiplayer, mas sem deixar os games de peso de lado.

O entretenimento promovido pelo Kinect promete ir muito além dos jogos. Um novo recurso de chat com áudio e vídeo suporta até quatro consoles simultaneamente por sala e permite o compartilhamento de fotos pela rede. Claro que todos os comandos são executados através de gestos com a mão.

Os primeiros games

Kinect Sports

A interatividade dos jogos do Nintendo Wii está com os dias contados, ao menos se depender da abordagem da Microsoft. O título “Kinect Sports” traz um apanhado de games esportivos como futebol, corrida com obstáculos, vôlei de praia, boxe, boliche e tênis de mesa. Apesar de não desfrutar de toda a capacidade do console, ou do periférico, o game demonstrou ser perfeito para jogadores casuais de todas as idades.

Kinect Yoga & Tai Chi

Equilíbrio é uma das virtudes fundamentais do Yoga e do Tai Chi, mas uma simples plataforma não é capaz de orientar novos praticantes. Se você pensava em comprar um Wii Balance para manter a forma e cuidar do corpo, Kinect Yoga & Tai Chi é uma nova opção. Através da apresentação de um instrutor e de orientações luminosas na tela de jogo, o título verifica a posição correta de todo seu corpo.

Kinectimals

Nem todo mundo pode ter seu animal favorito como bichinho de estimação. Se você gosta de grandes felinos, leões e tigres, melhor encomendar seu Kinectimals. Belos gráficos fazem do simulador de animais um dos títulos mais “fofinhos” do Xbox 360 já visto. Através dele, você acaricia leõezinhos, alimenta seu guepardo e brinca com filhotes de jaguar como se estivessem do seu lado.

Kinect Adventures

O modo multiplayer dos games acima divide a tela ou conecta jogadores através da LIVE. Kinect Adventures convida todos da família para participar ao mesmo tempo nesta série de jogos de rafting, carrinho de minas e demais jogos sobre trilhos. O comando do barco (ou outro veículo) é determinado pela ação conjunta dos jogadores.

Kinect: Disney

Em sua curta demonstração, Sininho sobrevoava o Castelo da Cinderela e outros cenários do universo Disney.

Joy Ride

Anunciado originalmente como “jogo gratuito” na edição anterior da E3 e logo depois desmentido, Joy Ride reaparece com suporte para o novo periférico. Coloque seu avatar dentro de um charmoso conversível e chame seus amigos para uma corrida cheia de obstáculos. No lugar do volante, câmbio e pedais, o jogador utiliza suas próprias mãos e pés gesticulando em pleno ar.

Dance Central

Essa também foi a deixa da MTV Games (talvez até da Harmonix) mostrar seus novas ambições com jogos musicais. Neste game de dança ao melhor estilo “Dance Hero”, o jogador reproduz uma série de movimentos realizados pelo dançarino, comprometendo o andamento da música sempre que errar o passo. Afinal, nem todo mundo sonha em seu tornar um astro da guitarra!

Kinect: Star Wars

Mas nem só de jogos para família são feitos os anúncios para o novo controlador. Kinect: Star Wars foi a sensação do evento para os jogadores hardcore que esperam ver muita ação com o Kinect. Depois de enfrentar uma legião de soldados, o personagem da demonstração duelava com o próprio Darth Vader em pessoa.

Os movimentos com o sabre de luz (inclusive rebate de disparos) eram realizados com as mãos juntas. Já para usar a força, bastava ao jogador estender sua mão na direção do inimigo. Os gráficos do game são belos e lembram a série animada Star Wars: Guerras Clônicas.

Especificações

Apresentação da Microsoft.

Assim como pôde ser percebido em vídeos da demonstração do mecanismo, a Microsoft confirmou que o Kinect possui certo tempo de resposta (lag). Algo em torno de 150 milissegundos, nada que comprometa a experiência dos games. Resta saber como os jogos que utilizam o dispositivo vão se comportar na LIVE.

Mesmo depois tantos anúncios, nada foi dito a respeito da data de lançamento e do preço oficial do Kinect. O vago anúncio para novembro de 2010 continua valendo. Já o preço é estimado para algo em torno de US$ 150 e US$ 180, mas também sem qualquer confirmação até o momento.

Antes de pegar a calculadora e converter o valor em reais, vale lembrar que se o próprio Xbox 360 parte de 199 dólares nos Estados Unidos, prepare-se para algo mais elevado para o Brasil. Segundo a EDGE (revista internacional de games), os títulos para o Kinect devem custar um pouco menos que os tradicionais do console.

Boatos apontam para diferentes modelos (e preços) do acessório, mas nada foi esclarecido  sobre  suas especificações. Rumores não confirmados apontam para o anúncio de um modelo slim do Xbox 360, ainda para esta edição da E3. Se isso se confirmar, é provável que as diferentes versões do Kinect se refiram à compatibilidade com o novo console.

Muito mais vem por aí

O Kinect chegou de vez mas, para aumentar sua expectativa, não foi completamente anunciado logo no primeiro dia de feira. A E3 abre hoje suas portas para o público em geral e muita água há de rolar no estande da Microsoft (o mais badalado do evento). Fique atento para novas informações sobre o acessório aqui no Baixaki e na página do Baixaki Jogos.

Esperamos anúncios de diversos games compatíveis com o acessório, a confirmação da sua data oficial de lançamento e, é claro, seu preço. Já quem se aventura pela maior feira de games do mundo torce para que o Kinect (ex-Projeto Natal) possa ser testado pelas suas próprias mãos. Se isso acontecer, é melhor se preparar para passar algumas horas na fila.

Confira também a galeria de imagens do Microsoft Kinect.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.