Testamos o game educativo Vrum: Aprendendo Sobre o Trânsito

2 min de leitura
Imagem de: Testamos o game educativo Vrum: Aprendendo Sobre o Trânsito

(Fonte da imagem: Divulgação/ThinkBox)

O processo para tirar a primeira habilitação como motorista pode demorar de três a seis meses e compreende pelo menos 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. Entretanto, conhecimento sobre o assunto nunca é demais, e nada melhor do que utilizar o video game para memorizar alguns conceitos.

Essa é a proposta do jogo brasileiro “Vrum: Aprendendo Sobre o Trânsito”, lançado pela empresa ThinkBox Games. Disponível para PC, o título é educativo e utiliza o estilo consagrado por games como GTA para levar até o jogador mais informações sobre as leis de trânsito.

GTA do bem

Todo o conteúdo do game Vrum é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Isso garante fidelidade absoluta às regras do processo de habilitação e permite que o jogador fique atento a detalhes do processo mesmo que ele ainda não esteja na Auto Escola.

(Fonte da imagem: Divulgação/ThinkBox)

O estilo do game lembra muito o de GTA, obviamente com gráficos mais modestos. De início, você pode criar o seu personagem, que vai às ruas ainda a pé para fazer as primeiras ações. O primeiro passo será respeitar as leis de trânsito como pedestre, atravessando a rua na faixa somente quando o semáforo estiver aberto.

Detalhes da teoria

Sua primeira missão é chegar a uma Auto Escola e fazer a sua matrícula. Depois de estar inscrito para as provas, você assiste às primeiras aulas. Esse ponto do jogo é rápido e poderia ter sido melhor explorado. Após conferir um quiz muito simples, você ganha a sua licença de aprendizagem para dirigir um dos carros do jogo.

(Fonte da imagem: Divulgação/ThinkBox)

Com a licença em mãos você está habilitado a fazer as primeiras aulas práticas. Basicamente você terá que se dirigir até a pista de treinamento e, depois, seguir as orientações do seu instrutor. Será preciso respeitar a utilização do cinto de segurança, o semáforo, as regras para conversão, as faixas de trânsito e a sinalização obrigatória do veículo.

Prepare-se para a grande corrida

Depois de cumprir todas as missões para tirar a sua carteira de motorista, você estará apto para participar da Grande Corrida Anual de Santa Fé (nome da cidade fictícia do jogo). Em seis voltas você precisará mostrar ao mundo que realmente aprendeu a dirigir e que é capaz de pilotar com eficiência em um autódromo devidamente sinalizado.

O nível gráfico deixa um pouco a desejar se comprarmos o game com títulos mais significativos. Entretanto, não há como negar que o caráter educacional do jogo é o principal objetivo de “Vrum: Aprendendo Sobre o Trânsito”. As provas teóricas poderiam exibir mais conteúdo, o que ajudaria bastante os candidatos à primeira habilitação.

(Fonte da imagem: Divulgação/ThinkBox)

Já no aspecto prático o game se mostra eficiente, conseguindo aliar entretenimento e educação sem se tornar um livro de regras pouco atrativo. A escolha de um estilo de jogo já consgrado junto ao público – no caso, a similaridade com GTA – auxilia bastante nesse processo. Jogo válido para Auto Escolas e para aqueles que pretendem tirar a habilitação para moto e carro em breve.

Baixe a versão DEMO de "Vrum: Aprendendo Sobre o Trânsito"  no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.