Gary`s Mod: quando a zoeira não tem limites [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Gary`s Mod: quando a zoeira não tem limites [vídeo]

Jogos que possibilitem liberdade total ao jogador são muito comentados, mas normalmente tais fórmulas têm suas limitações técnicas e envolvem uma plataforma física. Ou, em outros casos, muito conhecimento de programação para fazer com que um jogo fechado se torne algo “aberto”. Mas o que acontece quando alguém une o melhor desses dois mundos?

Estamos falando de Garry’s Mod, um game/plataforma de criação que pode ser adquirido no Steam e permite que o jogador faça o que bem entender com personagens, cenários e tudo o que tiver direito. Existem ainda um modo cooperativo, a possibilidade de criar engenhocas com técnicas avançadas e uma função em que é possível transformar as criações em celebridades pela criação de pequenos filmes, normalmente cheios de humor.

Neste jogo, a zoeira não tem limites e sua imaginação é o que dita o que será criado. Pessoas minúsculas com cabeças enormes? Explosões por todos os lados? Zumbis pançudos? Seja lá o que esteja passando na sua cabeça, pode virar realidade se você tiver domínio do Garry’s Mod. E é justamente para isso que existe esse artigo em vídeo, que vai apresentar a você essa fabulosa ferramenta e dar as linhas gerais para que você possa começar a criar.

Cara de Valve

Se você já jogou Half-Life 2, provavelmente vai se sentir em casa. O Garry’s Mod usa a mesma engine do consagrado título da Valve e tem algumas ferramentas bem semelhantes às que já apareceram em outros jogos da empresa. Os comandos de movimentos são os velhos conhecidos AWSD e o mouse é usado para olhar, mirar e “atirar”. O adicional é que com a tecla V você também pode voar pelos cenários.

As principais ferramentas são as seguintes:

  • Physical Gun: um equipamento que serve para controlar, girar e travar os objetos no ar;
  • Tool Gun: usada para as mais diversas utilidades. Entre elas estão mudar a cor de objetos, inflar pessoas e criar balões, tudo feito pelo menu lateral;
  • O próprio menu: onde estão localizadas todas as opções e os artigos encontrados no game. É acessível pela tecla Q. Por aqui também é possível adicionais NPCS, que possuem inteligência artificial, ou gerar efeitos visuais.

Seja o diretor

Apesar de ser um jogo em si, o Garry’s Mod acaba sendo cada vez mais utilizado para a criação de pequenos filmes, nos quais a zoeira e a molecagem são as únicas regras. Aqui, é possível deixar a perspectiva em primeira pessoa e assumir uma visão mais cinematográfica, controlando uma câmera e criando até mesmo tramas completas.

O modo é acessado pela ferramenta Camera, localizada no menu. A seguir, basta começar a criar situações e gravá-las. Para ajudar, elementos personalizados podem ser encontrados para baixar pela internet, como é o caso do Slender ou dos diversos carros de polícia personalizados vistos em nosso vídeo de introdução.

É impossível jogar Garry’s Mod durante algum tempo sem dar boas risadas, principalmente quando a experiência é compartilhada com os amigos. Não dá para deixar de falar, porém, que a utilização das ferramentas exige muita paciência pois, apesar de intuitivas, não são muito fáceis de usar. Além do alto nível de complexidade, bugs muitas vezes interrompem a “jogatina”, travando tudo e fazendo com que você perca todo o seu trabalho.

Não deixe de conferir também a comunidade gamer Garry’s Mod Brasil, o grupo de especialistas que sabe tudo quando o assunto é esse game. É lá o lugar para tirar suas dúvidas, conversar sobre ideias e falar sobre tudo relacionado a essa sensacional ferramenta que pode, virtualmente, explodir o mundo.

Garry`s Mod está disponível exclusivamente para PC e pode ser adquirido por R$ 16,99 no Steam.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.