BJ na Coreia: qual o segredo por trás da longevidade de MU Online? [entrevista]

2 min de leitura
Imagem de: BJ na Coreia: qual o segredo por trás da longevidade de MU Online? [entrevista]

Quando falamos em MMORPG, é praticamente impossível fugir de alguns nomes que se consolidaram no gênero. Enquanto World of Warcraft é uma referência nacional, o Brasil conta com alguns títulos que estão há anos no mercado e não demonstram sinal de fraqueza, como Ragnarök Online e MU Online. Este último, por exemplo, já está há uma década nos PCs brasileiros e continua tão popular quanto no início dos anos 2000.

Mas a pergunta é: por quê? Com a evolução gráfica e de recursos sendo tão forte nos computadores, como é possível um dos primeiros MMORPGs 3D ainda ser tão popular? Fomos até a Coreia do Sul e conversamos com Jun Hyeok Im, produtor do game, para saber qual o segredo dessa longevidade.

Baixaki Jogos: Dez anos é muito tempo e, ainda hoje, MU Online é um dos MMORPGs mais populares do Brasil. Com tantos games do gênero sendo lançados, como vocês conseguiram fazer com que ele durasse por mais de uma década?

Jun Hyeok Im: São diversos fatores que fazem com que MU Online ainda seja tão popular. Primeiro, temos uma configuração bastante acessível, o que faz com que praticamente qualquer pessoa possa começar a jogar. Além disso, investimos muito na criação de uma comunidade forte, dando destaque a jogadores de diversas partes do mundo e ouvindo o que eles querem. Há algum tempo, nós fizemos um evento especial chamado “Revengers”, como uma paródia do filme “Avengers – Os Vingadores”, que era algo que os gamers pediram — e eles adoraram!

Jun Hyok Im, o principal responsável pela produçãao de MU Online

BJ: Com tanto tempo de estrada, deve ser difícil para novos jogadores acompanharem tudo aquilo que outras pessoas conferiram ao longo da última década. Como vocês fazem para atrair esses novatos?

Hyok Im: Sim, alguns jogadores podem ter um pouco de dificuldade no início e queremos acabar com isso. Estamos oferecendo suporte ativo para que essas pessoas possam se adaptar facilmente ao MU Online, como guias detalhados ou NPCs que ajudem nos primeiros passos. Além disso, criamos missões específicas para que os novos personagens possam evoluir com mais facilidade.

BJ: A atualização ex700 mexeu na interface do game, o que fez com que muita gente reclamasse da mudança drástica. Há planos para uma atualização nesse aspecto?

Hyok Im: Para satisfazer esses jogadores, nós queremos melhorar alguns aspectos visuais da interface em breve. Por exemplo, os balões de fala vão ficar muito mais visíveis e algumas das funções adicionadas em ex700 vão receber algumas melhorias. Esperamos que os jogadores aprovem essas novas alterações.

Algumas das novidades da nova atualização, MU:ex700 Plus (Fonte da imagem: )

BJ: Sabemos que há algumas atualizações a caminho. Quais novidades essas expansões trarão ao game?

Hyok Im: A próxima versão é a ex700 Plus, que deve chegar em outubro de 2012 e vai trazer novos itens para melhorar a experiência do jogo. São 4 asas, 12 armas e 9 armaduras inéditas, além da mudança na interface para deixar tudo mais amigável ao jogador.

BJ: Alguma mensagem para o jogador brasileiro?

Hyok Im: Sabemos que MU Online é um jogo muito popular no Brasil nos últimos 10 anos e nós queremos ouvir cuidadosamente a opinião dos jogadores para oferecer o melhor serviço possível e continuar a trazer atualizações constantes e eventos divertidos.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.