O que é um Power up?

1 min de leitura
Imagem de: O que é um Power up?

Power up é um termo muito usado em jogos de videogame/computador para designar certos objetos (itens) encontrados pelo cenário, os quais ao serem coletados proporcionam, ao personagem que o pegou, uma vantagem dentro do jogo. Existem diversos meios para se conseguir um Power up, sendo que a sua função ou a maneira pela qual ele será adquirido variará dependendo do estilo do jogo, podendo variar desde coletar letras pelo cenário, até ter que matar determinado inimigo.

Exemplos clássicos de como se conseguir um Power up

Faça o seguinte: quebre as caixas existentes pelo cenário, derrote os ”chefões” de cada fase, resolva os quebra-cabeças, abra todos os baús que encontrar, colete uma quantidade “x” de determinado item e, por último, faça favores aos NPCs (personagens não controláveis por você e que sejam seus aliados).

Power up

Tipos de benefícios concedidos

Novamente, depende do gênero de jogo, todavia, Power ups geralmente acabam por conceder algum tipo de benefício que envolva ou aumentar o seu poder de ataque, ou então, melhorar a sua defesa. Outra característica comum dos Power ups é o limite de tempo, pois enquanto alguns duram segundos, outros podem durar até o final da fase, ou então, nunca acabam (sendo, por isso, o tipo mais raro).

Em jogos de tiro geralmente os power ups são coisas como: “munição infinita”, “tiros mais rápidos”, “tiros múltiplos” e “aquisição de uma arma mais poderosa”. Já em RPGs, os Power ups aparecem em formas de itens mágicos, os quais ao contrário dos itens normais, que oferecem benefícios momentâneos, proporcionam aumentos consideráveis nos atributos dos personagens, o que, por conseguinte, os faz serem bastante raros.

Jogos de ação apresentam a maior gama de Power ups, uma vez que tal gênero de jogo é rico em cenários e histórias. Aqui as vantagens podem variar entre: “correr mais rápido”, “pular mais alto”, “invulnerabilidade momentânea”, “ataque especial”, “invisibilidade”, “acréscimo nos pontos de vida”, etc.

Mas e quanto a você, usuário? Alguma vez algum Power up já salvou a sua vida?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.