O que é Frame Buffer

1 min de leitura
Imagem de: O que é Frame Buffer

Tudo aquilo que o homem criou um dia da imaginação de alguém projetando imagens. Imaginar o desenho de um quadro é bem mais rápido que exprimi-lo através de pincel e tintas, desde que seu criador tenha em sua cabeça o preparo necessário para tal. Acredite, nos computadores acontece algo parecido, por este motivo foi criada a Frame Buffer, mas o que ela é exatamente?

Definição

Frame Buffer é uma memória especializada em armazenar e transferir para a tela do computador dados de um quadro de imagem. As informações armazenadas nesta memória consistem basicamente em valores cromáticos para cada pixel e suas transparências. Quanto maior a resolução da imagem retratada maior será a memória necessária para o frame Buffer armazenar as imagens.

Comparação

Comparativamente, Frame Buffer está para uma imagem na tela do seu computador assim como a imaginação do artista está para a pintura retratada. O computador utiliza a Frame Buffer para armazenar imagens de uma maneira mais leve e rápida. Assim como o artista pode imaginar diversas cenas em muito menos tempo do necessitaria para pintá-las, os computadores também necessitam deste espaço de memória dedicado para armazenar imagens para acelerar o processo.

Entenda melhor como funciona.

Para que Serve?

Armazenar imagens de maneira mais leve que o seu dispositivo é capaz de reproduzir é muito importante para diversas aplicações como games e vídeos. Em filmes o Frame Buffer é utilizado para prever as próximas cenas antes de elas surgirem, mas é no decorrer dos games que esta memória se faz mais necessária. Seria inviável aplicar todos os efeitos de imagens que existem atualmente sem ela, pois é muito mais rápido tratá-las enquanto armazenadas em uma memória dedicada a isto.

Como um bom gamer, certamente você já ouviu falar em memórias de placa de vídeo. As primeiras placas de vídeo efetivamente utilizavam a maior parte da sua memória para frame Buffer, mas no caso de placas de vídeo 3D existem diversos outros dados que são alojados nesta memória. Portanto, ao contrário do que se ouve falar, Frame Buffer faz parte dela, mas não é sinônimo de memória de vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.