Minecraft: junte-se ao mundo do Baixaki [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Minecraft: junte-se ao mundo do Baixaki [vídeo]

Se você faz parte do público gamer, certamente já deve ter ouvido falar de Minecraft, um jogo de produção independente que ainda está em fase Beta. O game possui características bastante adversas: têm gráficos pobres, não possui objetivos definidos e não conta a história de personagem nenhum. Mesmo assim, Minecraft já tem uma legião de fãs.

Normalmente existiriam controvérsias se algo com essas características poderia mesmo ser chamado de “jogo”. Mas afinal, o que faz Minecraft ser tão influente? O Tecmundo/Baixaki preparou esta matéria que vai ajudar você a entender os motivos de tamanho sucesso.

Construção livre

Como já foi dito anteriormente, Minecraft não possui nenhuma missão, “quest” ou objetivo a ser cumprido. O próprio jogador pode decidir o que fazer neste mundo vasto e poligonal, onde tudo pode ser destruído e reconstruído da maneira que você quiser.

Quase tudo no game é formado por blocos que podem ser removidos do lugar e reposicionados em qualquer outra parte, ou seja, a melhor definição possível para o gênero Sandbox (caixa de areia).

Tudo o que você vê pode ser destruído e reconstruído (Fonte da imagem: Reprodução YouTube)

Só isso já seria motivo de sobra para que os jogadores que gostam de construir castelos ou montar quebra-cabeças perdessem algumas horas com Minecraft. O jogo também conta com o chamado “crafting”, o processo de transformar matérias-primas em subprodutos diversos, ferramentas e até armas.

Sobrevivência

Se isso ainda for monótono demais para você, Minecraft possui um desafio constante: sobreviver. O mundo está infestado de monstros, zumbis e outras criaturas que ficam especialmente ativas durante a noite. Por isso, você vai precisar se armar e construir um abrigo para não sucumbir aos perigos da escuridão.

Além disso, Minecraft tem suporte para vários jogadores em um modo cooperativo, permitindo que você chame seus amigos para ajudar na construção de um castelo, na exploração de minas ou em qualquer outra empreitada.

Mas o que os fãs gostam mesmo de fazer é construir. E como constroem. Existem muitos servidores abertos na internet em que qualquer jogador pode entrar e ajudar na conclusão de projetos, que vão desde a construção de cidades até empreitadas monumentais, como uma réplica em escala real da nave U.S.S. Enterprise, da saga StarTrek.

Esqueleto da U.S.S Enterprise em escala 1:1 (Fonte da imagem: Reprodução YouTube)

Na verdade, seria difícil dar uma resposta exata para a pergunta “Qual o motivo do sucesso de Minecraft?”, mas, como mostrar é melhor que descrever, o Tecmundo/Baixaki preparou este vídeo (no topo) que mostra um pouco mais sobre como é a vida no game, assim, você mesmo pode tirar suas próprias conclusões. Confira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.