Seleção: Jogos MMO de fantasia

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: Jogos MMO de fantasia

Duendes, elfos, mortos-vivos, dragões; artefatos mágicos, canalização de energias místicas. Lendas? A despeito de qualquer teorização, os MMOs de fantasia incorporam esses elementos aos seus mundos de um modo que praticamente recria a realidade.

Não é de se estranhar, portanto, que a imensa maioria dos títulos do gênero tenha a era medieval como contexto histórico – época em que o apelo espiritual era enorme, mesmo nos conflitos envolvendo questões materiais. A força de um guerreiro era medida mais pela sua ligação com a “essência” (os deuses, os elementais etc.) que propriamente pelos músculos.

Como fãs que somos de mitologia e ambientes fantásticos, nós, da equipe Baixaki, fizemos uma seleção com alguns daqueles que consideramos os melhores MMOs com essa temática. Confira!

World of Warcraft

Não é à toa que é o primeiro da lista: lançado em 2004, seu sucesso foi tanto que acabou se tornando o carro-chefe da Blizzard. Baseado em elementos da consagrada série de estratégia Warcraft, WoW destaca-se por “forçar” os jogadores a interagirem entre si:  para completar os objetivos finais do jogo, às vezes é necessário reunir grupos de até 25 pessoas (dado o altíssimo nível de dificuldade). Outro diferencial do jogo é a extrema amplitude de raças (dez no total) e classes (também dez), o que oferece um enorme teor de personalização.

WoW


Tibia

Apesar de chamado por muitos de “Paint Online” (em referência ao programa de edição de imagens do Windows, dados os gráficos extremamente pobres do jogo), Tibia tem uma comunidade muito fiel. Por oferecer apenas quatro classes, a evolução do personagem é intuitiva – o que torna o game uma opção viável para públicos de todas as idades. Para finalizar, é completamente gratuito.

Tibia



MUMU Online

Mesmo desatualizado se comparado com as grandes produções atuais, MU alcançou uma boa moral com a crítica quando de seu lançamento. Fraco em termos de jogabilidade e de missões, oferece, por outro lado, um mundo repleto de batalhas e, além disso, os efeitos gráficos das magias e habilidades são extremamente elaborados e detalhados.


RagnarokRagnarok Online

Com um tom cartunístico em sua aparência (e não é para menos, afinal o jogo foi baseado em um mangá), o pano de fundo de RO é a mitologia nórdica (o próprio nome Ragnarok vem dessa cultura e significa “dia do juízo final”). Os efeitos sonoros são um atrativo a parte, e a combinação de todos esses elementos resultou em um game bonito e divertido.

Ultima Online

Como toda história tem um começo, não podemos deixar de citar o “pai” dos MMOs. UO foi lançado oficialmente em 1997 e conseguiu popularizar o gênero, abrindo espaço para centenas de outros títulos. Sua principal característica é o fato de que a evolução do personagem não se dá através do sistema de níveis e classes: a diferenciação se faz pelas habilidades do jogo (mais de 50), que podem variar entre 0 e 100 – mas há um limite (de 700 pontos no total), o que torna as ações limitadas e as batalhas equilibradas.

UO Mystic



Priston Tale

Só o fato de ter uma versão completamente em português já o torna um atrativo, mas PT é muito mais que isso. Com um mapa amplo e cavernas que oferecem variados níveis de dificuldade, seu preceito básico é o de “matar, matar e matar”, já que são poucas as missões com objetivos específicos no jogo.

PT



PWPerfect World

É notória a riqueza de lendas e detalhes na cultura oriental; já pensou em um MMO cuja inspiração seja a mitologia chinesa? Eis o Perfect World: tigres, dragões, demônios... e muita luta. Um dos pontos marcantes é a possibilidade de escolher praticamente qualquer vestimenta para seu personagem, desde calções de banho até trajes de gala.



Lord of the Rings Online

Baseado no grande clássico da literatura (e na épica produção de cinema), LotRO transporta o jogador diretamente para dentro da Terra-Média. No decorrer do jogo você encontrará personagens importantes do enredo e se sentirá parte da própria história, ajudando, por exemplo, os hobbits Peregrin Tûk e Samwise Gamgee.

Lord of the Rings - ONLINE


CabalCabal Online

Um dos favoritos da comunidade brasileira, Cabal tem como ponto forte a alta intuitividade – o que proporciona facilidade para evoluir no jogo e reduz a propensão a enjoar. O sistema de combate (e seus atalhos) é simples na operação e complexo na execução, tornando cada batalha única. Vale lembrar, ainda, que os efeitos sonoros do jogo são um show extra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.