Comunique-se por voz em seus games!

3 min de leitura
Imagem de: Comunique-se por voz em seus games!

Você está jogando uma partida online de um jogo de tiro agitado e intenso, e de repente vê seu aliado sendo alvejado por um combatente esperto, com uma arma bem grande. Como todo bom jogador, você começa a digitar no jogo uma mensagem, avisando que seu parceiro está prestes a ser explodido, mas enquanto está indefeso, teclando sua mensagem, outro inimigo lhe surpreende com um míssil bem posicionado que te destrói em um segundo. Muito provavelmente você já deve ter, algum dia, passado por esta situação.

Alguns games têm suporte a comunicação através de voz integrada a partidas online, mas este não é o caso com uma boa parte das principais opções de hoje em dia: RPGs online, por exemplo, raramente têm suporte a comunicação por voz em tempo real. Para solucionar este problema, existem diversas opções de ferramentas que se integram perfeitamente aos melhores games da atualidade ou que ficam simplesmente no plano de fundo, funcionando independentemente.

A primeira opção, mais óbvia, é usar um programa de bate-papo comum, como o Live Messenger ou o Skype. Pode até funcionar, mas normalmente estes programas não apresentam possibilidades mais avançadas de conversa em grupo, e se mantêm constantemente ativos. Outros programas possuem teclas de atalho que permitem que o microfone seja ativado ou desativado no instante que o usuário quiser.

Outro problema que torna programas especializados opções muito melhores é o fato de que estes softwares comuns de bate-papo normalmente não são otimizados para este tipo de utilização. Isso faz com que consumam recursos importantes para o processamento de jogos mais pesados. Para jogadores que querem destinar todos os seus recursos aos seus games, o Baixaki selecionou algumas das melhores alternativas para ajudar em suas partidas mais agitadas, possibilitando a integração de chat de voz nos seus jogos favoritos.

Comunique-se melhor com estes ótimos programas.Programas especializados

Provavelmente um dos primeiros programas do tipo é o Roger Wilco, produzido pela Gamespy como uma ferramenta para ser utilizada em conjunto com seu sistema de criação de partidas online. Após sua popularização, várias outras ferramentas do tipo foram produzidas, e, por não ser completamente gratuito, o programa eventualmente perdeu sua popularidade. Outros softwares de comunicação apresentavam todas as suas características mais relevantes, de graça.

Entre estes softwares gratuitos, existem alguns de maior destaque, com uma utilização mais ampla e que contam com comunidades extensas de usuários fiéis, que muitas vezes preferem o seu programa favorito ao sistema de comunicação de voz original dos seus jogos. Provavelmente, o mais famoso destes é o TeamSpeak. Sua popularidade é tão grande que algumas pessoas utilizam o termo “teamspeak” para categorizar este tipo de programa.

Teamspeak, uma das melhores opções do gênero.O TeamSpeak permite que os usuários criem servidores de conversa, que podem ser autenticados através de senha ou de privilégios de acesso para determinados usuários, garantindo que apenas os jogadores importantes para aquela partida, como membros de um clã, façam parte da conversa.

Este sistema de autenticação foi eventualmente adotado pela maioria dos programas do tipo, mas outras características especiais ainda marcam presença nas outras opções. Por exemplo, o Team Talk, assim como o Mumble, têm suporte a uma função bastante interessante: permitem que as vozes dos jogadores sejam vinculadas aos seus personagens em determinados jogos, através de um sistema de som tridimensional.

Outra excelente opção é o Ventrilo, que além de todas as melhores características de programas do gênero, também traz uma funcionalidade que pode ser bastante divertida e bastante incômoda: ele permite que o usuário crie teclas de atalho que, quando pressionadas, reproduzem arquivos de som no formato WAV. Isso permite o uso de sons preparados, e pode ser motivo de muitas risadas ou de muita raiva.

Estes são alguns dos melhores programas do tipo, e a sua funcionalidade é extremamente conveniente para jogadores em geral. Não ter que utilizar o teclado para se comunicar agiliza o processo e evita que todas as possibilidades de defesa sejam completamente anuladas, permitindo que o jogador permaneça competitivo, ao mesmo tempo em que informa toda sua equipe sobre todas as táticas de uma partida online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.