Seleção: jogos monstruosos que ficaram grátis para jogar [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Seleção: jogos monstruosos que ficaram grátis para jogar [vídeo]

Em mais uma seleção especial do Baixaki, separamos alguns jogos que antes eram pagos, mas agora são gratuitos, ou pelo menos contam com versões gratuitas. Vale lembrar que, em quase todos os títulos listados aqui, pode-se adquirir extras pagos, mas isso não quer dizer que aqueles que não querem gastar ficam sem se divertir.

Se você é gamer fanático, não perca mais uma seleção especial do Baixaki que começa agora.

World of Warcraft Starter Edition

World of Warcraft, ou WoW para os mais chegados, é simplesmente o MMORPG mais famoso e mais jogado do mundo. O game foi lançado em 2004 e desde então teve três grandes expansões (a última delas oferece centenas de horas de jogo a mais).

Os gráficos são um pouco defasados em comparação com jogos pesados de outros gêneros, mas estão entre os melhores do MMORPG, com cenários profundos e detalhes bem retratados. A trilha musical é simplesmente arrasadora, e os efeitos sonoros nunca decepcionam.

Até pouco tempo, era possível experimentar o game por duas semanas antes de precisar pagar uma mensalidade para continuar, mas isso mudou! Agora é possível jogar até o nível 20 de graça e pelo tempo que você quiser. A única restrição é a impossibilidade de passar desse nível.

Consequentemente, o conteúdo de algumas expansões também não é acessível, exceto as raças inseridas em Burning Crusade. Se World of Warcraft já era viciante, agora então, vai ficar ainda mais fácil deixar o game fazer parte da sua rotina.

WoW na faixa até o nível 20.

Team Fortress 2 Free-to-Play

Um dos maiores games de tiro em primeira pessoa do mundo também passou a ser gratuito. A fórmula é simples, porém consagrada: dois times se enfrentam em vários modos de jogo e com  personagens de diferentes classes. Quase tudo nesse jogo é diferente do que se espera de títulos do mesmo gênero. E é exatamente a coragem de ir contra os padrões que faz desse um dos melhores games de tiro criados até hoje.

Os gráficos, em vez de realistas, apostam nos traços de cartoon e em um clima um tanto retrô extremamente bem detalhado. Os requerimentos são abrangentes e, por isso, o jogo roda em computadores mais simples sem problemas.

Em termos de áudio, não há músicas de fundo, mas cada personagem tem uma voz única bem característica para que você reconheça na hora quem está gritando por ajuda, por exemplo. Todas as classes são extremamente equilibradas, o que é bom para aqueles jogadores que preferem um personagem.

Team Fortress 2.(Fonte da imagem: Divulgação/Valve)

Não há inovação em termos de controle. Tudo funciona por mouse e teclado, como no padrão FPS. Os controles que diferem disso, como os menus das classes Spy e Engineer, podem ser de difícil exploração no começo, mas se tornam mais naturais com a prática.

Em resumo, Team Fortress 2 é a prova de que inovar pode dar muito certo.

Age of Conan Unchained Free-to-Play

O mais selvagem, brutal e sedutor MMORPG já criado também pode ser jogado de graça. Antes era possível curtir um Trial durante um mês de Age of Conan, mas agora essa limitação acabou. Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar e começar a curtir o game baseado no famoso bárbaro dos quadrinhos.

Assim como em WoW, há privilégios para quem adquire pacotes Premium, como mais classes, mais equipamentos, regiões exclusivas e outras vantagens.

Age of Conan.(Fonte da imagem: Divulgação/Funcom)

A qualidade de Age of Conan é avassaladora. A proposta adulta, com muita violência e cenas picantes, é característica comum — tanto que o game não é recomendável para menores de 18 anos. Os gráficos e efeitos sonoros são do mais alto nível entre títulos online da atualidade. A quantidade de elementos impressiona até mesmo os jogadores da versão gratuita. O universo conta com inúmeras regiões e é retratado com fidelidade.

A jogabilidade é um pouco complexa. A mecânica de combate, apesar de única, não é intuitiva para novos gamers. Mesmo assim, se você é um jogador hardcore e curte jogos brutais, Age of Conan é um download obrigatório.

Hellgate Global Open Beta

Hellgate Global é um remake de Hellgate London gratuito e com gráficos melhorados. A restrição da versão Open Beta é que há apenas o modo multiplayer para que jogadores lutem entre si ou juntem forças contra zumbis.

A jogabilidade basicamente mistura RPG com ação, mas o game também comporta visão em primeira pessoa para as classes atiradoras. Os gráficos são excelentes, com texturas bem detalhadas, lindos efeitos visuais, expressões faciais realistas e animações de cair o queixo.

A trilha sonora, além de bem elaborada, é dinâmica, reagindo de acordo com as situações de combate. Um exemplo: se o personagem está à beira da morte, o áudio fica mais abafado e a trilha fica mais agitada e tensa. O esquema de controles também merece elogios, uma vez que os comandos respondem imediatamente.

Hellgate.

Arma 2 Free

Outro título com versão gratuita é Arma 2. Nesse desafio de tiro, a missão é pôr fim à Guerra Civil que ocorre em um país fictício na antiga União Soviética. O jogo não é inteiramente realista, mas muitas missões, cenários e a mecânica em geral tentam ser fiéis à realidade.

O realismo em alguns momentos pode fazer com que o jogador tenha que reiniciar missões com frequência, pois uma simples lesão pode inutilizar o combatente. No acampamento do treino, um único disparo errado também pode ocasionar o fim de toda a missão.

Os gráficos da versão gratuita não são definidos como os da versão paga. A impressão que se tem em alguns momentos é que até mesmo os cenários parecem incompletos. Nesse quesito, os rostos dos personagens ainda se salvam com melhor definição.

A voz dos soldados alterna momentos de perfeição com trechos um tanto desleixados, como se viessem do Google Tradutor. De todos os jogos dessa lista, Arma 2 é o que mais tem diferenças gritantes entre versão gratuita e paga. Mesmo assim, a dificuldade das missões pode divertir muitos jogadores.

Arma 2.

Age of Empires Online (será lançado em agosto de 2011)

Age of Empires Online será lançado oficialmente em agosto de 2011 com o objetivo de trazer o clássico RTS da Microsoft para a atual geração. Na versão que vem por aí, o jogador deverá desenhar uma cidade com vários tipos de prédios, estátuas, mastros e diversos outros itens, além de cumprir missões com objetivos variados, a fim de ganhar pontos para evoluir.

Outros jogadores podem conhecer e explorar o local, e às vezes eles até compram alguns itens em suas lojas, o que é muito bom para o seu bolso. O game também apresenta conselheiros, que fornecem bônus ao jogador. A cada era avançada, você opta por um deles, obtendo prêmios que variam desde o aumento no alcance dos disparos até uma “turbinada” no crescimento local.

Após o lançamento oficial, Age of Empires Online oferecerá duas civilizações: Gregos e Egípcios, e o jogador poderá adquirir pacotes com conteúdos extras, desde civilizações inteiras até novos modos de jogo e mais.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
De acordo com o anúncio oficial para a imprensa, os pacotes vão custar de R$ 8 a R$ 30, e essa versão “trata-se do maior Age of Empires de todos os tempos”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.