Os melhores jogos de plataforma!

3 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos de plataforma!

Um dos estilos de jogos mais famosos e com mais adeptos de todas as idades é o de plataformas. A simplicidade dos games do gênero garantiu o fato deste ser um dos primeiros formatos mais difundidos, pois jogos de plataforma eram fáceis de produzir e eram interessantes para uma audiência que estava começando a descobrir o mundo dos games. Porém, a jogabilidade simples e viciante do gênero também possibilitou a sua resistência à passagem do tempo.

Hoje em dia, os games de plataforma apresentam muitos diferenciais em relação aos mais antigos. Os gráficos evoluíram, para atender a demanda moderna de qualidade visual, e diversos aspectos técnicos foram aprimorados, também para satisfazer as grandes exigências dos jogadores atuais. Porém, essencialmente, o estilo permanece o mesmo. O jogador controla um personagem que tem que saltar de plataforma em plataforma, derrotando inimigos e acumulando pontos ou outros recursos.

Games de plataforma são bastante procurados por jogadores casuais e, em alguns casos, até mesmo pelos mais exigentes. Para celebrar este excelente estilo, que não perde seu apelo mesmo após tantos anos, o Baixaki selecionou alguns dos melhores games do gênero, disponíveis para download aqui mesmo.

Os maiores clássicos, reimaginados

É impossível falar de jogos de plataforma sem mencionar o encanador italiano mais famoso de todos os tempos. O simpático bigodudo Mario é um dos personagens mais importantes do mundo dos jogos, e continua sendo o protagonista de vários jogos de grandes produtoras, ao mesmo tempo em que marca presença em centenas de games casuais, desenvolvidos por jogadores. As opções são tantas que temos uma categoria especialmente para fãs do encanador.

O lendário porco-espinho!Outro grande personagem do estilo, que consagrou o Mega Drive com sua presença é Sonic, o famoso porco-espinho azul. O jogo Sonic the Hedgehog foi responsável pelo sucesso da empresa Sega, sua desenvolvedora. O game teve tanta repercussão que tornou o protagonista um personagem além dos videogames: gibis e desenhos animados estrelando o porco-espinho foram lançados. Sonic Origins é um excelente remake da franquia clássica, e há de agradar fãs do estilo.

Outra evidência de que o estilo continua sendo muito popular mesmo enfrentando diversos outros gêneros é o fato de que grandes jogos, como Halo, um excelente First Person Shooter, foi adaptado para fãs de jogos de plataforma. Halo Zero é uma adaptação divertidíssima do clássico do Xbox, que traz todas as aventuras do misterioso protagonista Master Chief em um planeta de alienígenas hostis.

Algo além de plataformas

Para aqueles jogadores que curtem o estilo, mas preferem algo mais desafiador do que simplesmente pular de plataforma em plataforma, há games do gênero que desafiam, além da coordenação motora do jogador, a sua criatividade e capacidade de solucionar problemas complexos. Dois excelentes exemplos são Psychonauts, um sucesso estrondoso de crítica, e Oddworld: Abe’s Oddysee, que contagiou vários jogadores ao redor do mundo com seu estilo verdadeiramente único.

Oddworld e Psychonauts: dois jogos fora do comum!

Quem experimentar Psychonauts vai notar a atmosfera divertida e bastante cômica do jogo. Saiba, porém, que este não é o único game do estilo com um grande senso de humor. Rayman Raving Rabbids é uma verdadeira comédia, colocando o jogador lado a lado com uma horda de adoráveis coelhos psicóticos, preparados para atacar a qualquer instante com seus desentupidores de pia e utensílios domésticos. O melhor de tudo é que o jogo completo é inteiramente grátis!

O sanguinário Soldat!Porém, alguns jogadores não querem saber de coelhinhos, encanadores ou porcos-espinho. O que interessa para eles é sangue e destruição. Fica como sugestão, para estes jogadores, Soldat, um excelente e violento jogo de tiro online, e American McGee’s Alice, uma aventura mórbida e soturna através de uma versão retorcida e perturbada de Alice no País das Maravilhas.

Estes são alguns dos melhores jogos do estilo disponíveis atualmente, e vão certamente agradar todos os tipos de jogadores. Desde os hilariantes e divertidos coelhos de Rayman Raving Rabbids até a perturbadora e macabra versão de Alice em American McGee’s Alice, fãs de games de plataforma certamente têm muito que descobrir em seu estilo favorito, em títulos de alta qualidade que continuam divertindo anos depois de sua criação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.