Seleção: os jogos de corrida gratuitos mais legais do Baixaki

11 min de leitura
Imagem de: Seleção: os jogos de corrida gratuitos mais legais do Baixaki

Velocidade, derrapagens, perseguições, disputas acirradas e muita, muita adrenalina! Esses são os ingredientes que fazem os games de corrida serem tão populares. O ronco dos motores virtuais arrepia qualquer jogador aficionado por esse estilo de jogo.

No Baixaki, você encontra uma variedade enorme de jogos do gênero, os quais são capazes de acelerar qualquer computador. Se você não perde uma oportunidade de demonstrar suas habilidades como piloto, não pode deixar de conferir os jogos de corrida mais baixados do site.

Coloque seu capacete, segure firme no volante e pise fundo no acelerador com esta seleção preparada pelo Tecmundo!

Offroad Racers

Em Offroad Racers, não existem regras. Neste jogo, seu apetite por destruição é tão importante quanto suas habilidades na direção, pois um dos objetivos do jogador é liquidar seus oponentes nos trajetos de terra. No meio de trilhas que cortam florestas, a pancadaria rola solta entre os corredores.

A jogabilidade deste game conta com comandos descomplicados. As setas direcionais são utilizadas para movimentar o carro; a tecla X, para acionar o propulsor; e a tecla R, para recolocar o veículo na pista em caso de acidentes. Por outro lado, a resposta aos comandos é um pouco lenta, o que pode levar o motorista a atolar em alguns barrancos.

O game oferece três modos de jogo: Race (em que seu objetivo é chegar à frente dos adversários), Elimination (no qual, a cada determinado período de tempo, o último colocado no momento é eliminado) e Time Attack (modo em que você deve passar pelos pontos de checagem antes do cronômetro zerar).

Estão disponíveis dez modelos de carros (incluindo jipes e pick-ups monstruosos) para você cruzar as 18 pistas enlameadas do jogo – o suficiente para muitas horas de jogatina. Todavia, os gráficos do Offroad Racers são de baixa qualidade, tendo detalhes do cenário e carros muito simples. Você com certeza vai se deparar com veículos atravessando pedras e quadros com seus pixels expostos.

Os efeitos sonoros e a física de colisões (os carros apresentam danos instantâneos, não existe uma degradação parcial) não reproduzem a realidade com fidelidade. O jogador não tem a sensação de estar em alta velocidade – o jogo nem mesmo apresenta um marcador de velocidade. Portanto, não espere por cenas que o façam se sentir em uma pista de rally. Esqueça o realismo e mantenha o foco na violência das disputas!

Dica de jogo: fique de olho no termômetro, pois ele exibe a temperatura do veículo, a qual pode atingir níveis perigosos para o seu funcionamento – isso acontece quando o propulsor é ativado ininterruptamente.

Ultra Nitro Racers

Os amantes da velocidade não se contentam enquanto o marcador de velocidade não superar os 150 km/h. Graças ao óxido nitroso (mais conhecido como “nitro”), em Ultra Nitro Racers essa velocidade é facilmente batida. Com um sistema de reabastecimento na própria pista, ao melhor estilo do clássico Top Gear, o jogador não precisa ter dó do acelerador.

Os comandos deste game são comuns aos jogos do gênero, sendo facilmente assimilados pelo jogador: as setas direcionais movimentam o carro, a tecla Alt da esquerda serve para acionar o propulsor e a tecla Ctrl da esquerda é usada para puxar o freio de mão. Entretanto, a resposta aos comandos é muito sensível, dificultando a direção nas primeiras corridas.

Ultra Nitro Racers possui três modos de jogo. No Competition, o jogador precisa enfrentar os adversários e vencê-los nas pistas. Em Quick Race, você deve realizar as tarefas descritas em cada pista. Por sua vez, no modo Time Attack, seu objetivo é completar as voltas no menor tempo possível.

O portfólio de veículos não é grande: são cinco modelos de carros, os quais são liberados de acordo com pontos que você conquista nas corridas disputadas. O game oferece dez pistas para a diversão do jogador, as quais até retratam placas e zebras, porém não são muito realistas.

Em suma, os gráficos deste game são simples. Portanto, não crie expectativa de visualizar detalhes nas pinturas dos veículos ou que a situação climática influencie nas corridas. É bem comum, também, presenciar quadros em que os pixels ficam visíveis. A experiência de áudio é bem fraca, devido aos efeitos sonoros pouco realistas.

Seguindo essa mesma característica, o Ultra Nitro Racers não apresenta aplicações físicas convincentes. Você pode até bater de frente com um muro a mais de 100 km/h que o máximo que acontecerá com o carro é ter sua pintura arranhada. Todavia, o consumo de recursos da máquina não é exagerado – fato que permite que o jogo rode em computadores mais simples.

Neste game, se preocupe um pouco menos com detalhes e aproveite a diversão proporcionada. Aperte o cinto, libere o nitro do seu carrão e acelere em direção à linha de chegada!

Ray City

O Ray City é um jogo com claras reformulações do Need for Speed Underground 2, o primeiro título a oferecer uma cidade virtual que o jogador pode explorá-la sem restrições. O diferencial deste título é que ele oferece algumas tarefas e missões durante o progresso de jogo, o que dá ao game um aspecto de RPG online.

Ele é mais um game com jogabilidade simples, contando com comandos padronizados para o gênero. Entretanto, não espere realismo do Ray City, pois em nenhum aspecto ele apresenta retratações do mundo real. Você pode, por exemplo, saltar com o veículo, como se ele fosse um sapo, para coletar moedas e itens que dão maior potência ao motor do carro.

Em Ray City, os veículos podem atravessar objetos, inclusive o chão após seus pulos. Linhas serrilhadas e quadros em que os pixels são facilmente vistos são comuns. Os personagens humanos, para os quais você deve dar caronas e completar missões, têm feições quadradas que mais parecem robôs.

Os veículos parecem deslizar pela pista e a velocidade sentida pelo jogador não dá a sensação de estar na explicitada pelo marcador. É possível perceber, também, falta de sincronia entre ruídos de batidas e aceleração com a cena executada.

Dica do Tecmundo: olho na estrada é essencial para não perder tempo. Isso porque postes, caixas de correio e hidrantes jamais quebram e podem bloquear a passagem dos carros! Calma, os veículos não sofrem danos estruturais nem externos. Pode bater à vontade, motorista.

Truck Racing by Renault Trucks

O Truck Racing by Renault Trucks é um jogo da pesada, literalmente. O game permite que o jogador dirija os caminhões que disputam a competição da marca. Com uma potência invejável, os “grandalhões” das pistas podem oferecer momentos de muita adrenalina e diversão.

Você pode sofrer um pouco com a jogabilidade do game no início, pois não é fácil manter o caminhão no asfalto. Cada pequeno movimento faz com que o veículo vire bruscamente – é fácil perder o controle e ir para a caixa de brita ou bem próximo dos muros.

O ronco do motor dos caminhões da Renault chega a arrepiar, cativando o jogador a acelerar ainda mais. Os ruídos que comprovam que o gigante é turbinado a cada troca de marcha é ainda mais alucinante. O barulho das colisões é que não representa algo próximo da realidade.

Os gráficos de Truck Racing by Renault Trucks são os mais apurados entre os títulos que apresentamos até aqui. Apesar de ainda apresentar quadros com pixels à mostra, o jogo chega mais perto de reproduzir um cenário real de corrida, incluindo mecânicos nos boxes e público nas arquibancadas.

A quantidade de pistas deixa um pouco a desejar; são apenas quatro autódromos disponíveis. Entretanto, os trajetos são muito bem reproduzidos, com placas de indicação de curva, anúncios publicitários e zebras que influenciam na estabilidade do caminhão caso sejam “atropeladas”.

O jogo oferece uma visão de dentro da cabine – o que dá mais emoção ao game. Os detalhes do interior não são tão realistas quanto poderiam ser, todavia, essa perspectiva de jogo é um diferencial para a melhor experiência do jogador.

A aplicação de efeitos físicos não é perfeita. Externamente não acontece nada com a carroceria dos caminhões. Entretanto, o indicador do estado de danos da suspensão, pneus e eixos no canto inferior direito da tela mostra que, em caso de fortes colisões, o caminhão pode quebrar e deixá-lo na mão. Quanto mais danificado, mais difícil é controlar o veículo.

O modo multiplayer do jogo é comprometido pela falta de servidores, limitando a sua interação com outros jogadores. Em Truck Racing by Renault Trucks, além de pé pesado para acelerar, você vai precisar de braços fortes para manter os caminhões na disputa.

Observação: Truck Racing by Renault Trucks é um game pesado. Isso significa que máquinas com hardware limitado podem encontrar dificuldade para executá-lo. Confira os requerimentos mínimos do jogo na página dele no Baixaki.

Volvo - The Game

Volvo – The Game é um simulador de corrida impressionante. O jogo é muito realista, inclusive nas dificuldades de pilotagem. A direção é pesada, portanto, força no dedo na hora de segurar o volante para contornar as curvas.

O realismo está presente nos mínimos detalhes, como o pé do piloto pisando no acelerador, a mão trocando de marcha, o limpador do para-brisa que pode ser ativado em cenários chuvosos e a luz do painel que pode ser ligada ou desligada.

A sonorização do jogo é outro ponto positivo. O ronco do motor estremece mesmo os jogadores mais experientes. Os barulhos de colisões, frenagens e até dos outros veículos se aproximando também são bem reproduzidos, tornando o jogo ainda mais próximo da realidade.

Os gráficos de Volvo – The Game foram muito bem desenhados, apresentado detalhes de cenário importantes para a experiência do jogador. Alguns pontos dos objetos gráficos apresentam linhas serrilhadas, mas nada que comprometa a jogabilidade do game.

O jogo oferece uma câmera no interior do carro – uma perspectiva de jogo sensacional! Aliada aos detalhes de realismo já mencionados, essa visão dá a sensação de velocidade de como se você realmente estivesse pilotando a mais de 200 quilômetros por hora.

Os efeitos das colisões são um ponto que poderia ser aperfeiçoado, tornando-o um simulador ainda mais preciso. As batidas não amassam nem oferecem danos aos carros, mesmo que o piloto choque-se diretamente no guard rail com o pé afundando o acelerador!

As pistas reproduzidas em Volvo – The Game são reais. Apesar de serem retratados com grande nível de realismo, a quantidade de autódromos é baixa. São apenas duas pistas para você experimentar a direção de um Volvo

Trackmania Nations Forever

Quem disse que um jogo de corrida tem que ser fiel à realidade para ser bom? O Trackmania Nations Forever prova que um game que combina visões futuristas de autódromos com carros com muitos cavalos de potência pode fazer sucesso.

Mesmo atingindo velocidades alucinantes, nas quais o jogador mal sabe para onde está indo, a resposta aos comandos executados é satisfatória – bastam leves toques nas teclas direcionais para que o veículo contorne curvas perigosas. Outro aspecto deste game que anima qualquer jogador é o ronco dos motores, o qual é quase ensurdecedor, embora outros efeitos sonoros não sejam tão empolgantes.

Os gráficos do jogo mostram a preocupação da desenvolvedora com sua apresentação, tendo baixo nível de exposição dos pixels e alguns pontos com linhas serrilhadas. Vale lembrar, na hora de avaliar o jogo, que o objetivo do game não é ser realista.

Prova disso é que as leis da física não existem em Trackmania Nations Forever. Por exemplo, não acontece nada com o carro ao colidir a velocidades inimagináveis. As dez pistas fictícias do game permitem que o jogador dê saltos espetaculares e complete loopings com um carro de corrida superveloz.

A quantidade de servidores existentes é a garantia da diversão online. Aproveite para criar suas pistas e compartilhá-las com outros jogadores. O Trackmania Nations Forever é um jogo indicado para quem gosta de velocidade. Muita velocidade! Supere suas marcas e deixe os adversários comendo poeira.

Need for Speed World

A série de jogos de corrida Need for Speed tem seu portfólio ampliado com o título Need for Speed World. Este game coloca o cenário de disputas automobilísticas insanas pelas ruas de uma cidade em um ambiente no qual os jogadores podem interagir, desafiando uns aos outros em rachas acirrados. Todos os outros veículos tunados são controlados por pessoas reais em algum canto do planeta.

Com excelente jogabilidade, o jogo oferece comandos comuns aos games do gênero. A estabilidade e a sensibilidade da resposta aos comandos mostraram que o jogo mantém o legado de qualidade da série.

Os vastos cenários exigem muito do jogo, o que pode exigir um computador um pouco mais potente para rodá-lo sem lentidão ou travamentos. Parte dessa exigência fica por conta dos belos gráficos empregados no game – apesar de não chegarem ao nível de reprodução do PlayStation 3, por exemplo, em que é possível visualizar muitos detalhes do carro. Você ainda vai ver o veículo atravessando objetos, porém, nada que diminua a diversão proporcionada.

Os efeitos sonoros do jogo são primorosos. Os barulhos de batidas e buzinas fazem com que o game ganhe um aspecto mais realístico. Outro fato que influencia nessa sensação é reprodução de movimentos, a qual oferece a impressão de andar pelas ruas em altíssima velocidade.

Os carros deste game sofrem, no máximo, arranhões, mas nada de soltar peças ou amassar a lataria – mesmo com colisões horrendas. Apesar de ser uma característica que limita o realismo da jogabilidade, essa é uma característica já conhecida desta série de jogo de corrida.

Need for Speed World retrata uma cidade virtual, na qual existem diversas pistas para você disputar corridas com outros jogadores, escapar da polícia ou somente explorar as ruas deste local. Nesses cenários interativos (onde placas e árvores quebram, atrapalhando o caminho dos adversários), só faltou uma visão interna do veículo para você ter a real sensação de estar dentro de uma máquina turbinada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.