Americano faz 1º voo de jetpack nos céus da China: “sou como um pássaro”

1 min de leitura
Imagem de: Americano faz 1º voo de jetpack nos céus da China: “sou como um pássaro”

Desde os tempos antigos, a humanidade parece ter uma fixação em poder voar como os pássaros. Ainda que os diferentes tipos de aeronaves sejam ótimos para o transporte aéreo, não costumam dar liberdade de movimento suficiente para que um indivíduo possa desbravar os céus. O jeito parece ser apostar em jetpacks, mochilas que permitem a propulsão de alguns sortudos pelos ares. Um dos mais ousados desses aventureiros é Nick Macomber, que acaba de registrar o primeiro voo do tipo em território chinês.

O rapaz não é nenhum novato na atividade, já tendo saltado de um prédio nos Estados Unidos apenas para descer suavemente até o chão graças à força do equipamento. Na China, porém, sua performance foi muito mais livre, com o norte-americano atraindo mais de mil pessoas a um espaço aberto em Pequim para conferirem sua subida a uma altura de cerca de dez andares. A missão durou exatos 27 segundos – por conta do gasto absurdo de combustível do aparelho –, mas foi o suficiente para arrancar aplausos e fotos do público.

Mas será que é muito complicado fazer esse tipo de voo com o jetpack? Segundo Macomber, tudo é muito intuitivo, se tornando algo natural depois de um tempo – como andar de bicicleta pelo céu. “É como se fosse parte de mim, posso ir para onde quiser. É como andar, você não pensa em como fazer, você apenas anda. Sou como um pássaro, vejo aonde quero ir e vou”, explica. É claro que a experiência com esse tipo de aventura faz toda diferença, e Macomber – que ainda quer sobrevoar a Muralha da China – tem algumas boas horas de treino no currículo.

Alguns fabricantes e outros aficionados por esse segmento da indústria de tecnologia afirmar que os jetpacks devem se popularizar em pouco tempo, citando até que o equipamento pode ser comercialmente viável dentro dos próximos dois anos. Como a história com esse tipo de produto é bastante extensa, com testes feitos ainda na década de 1960, fica difícil acreditar que poderemos dar uma voltinha em um desses aparelhos no futuro breve. De qualquer forma, já dá para imaginar toda burocracia para tirar a habilitação de condução desse brinquedinho.

Quem não quer voar de jetpack igual esse cara, hein? Fale sobre que voo você faria com o equipamento no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.