Com a promessa de ser o “fone de ouvido do futuro”, o JBL Synchros S400BT chegou às lojas em 2015 oferecendo uma série de recursos. Além do suporte à tecnologia Bluetooth e da conectividade NFC, o dispositivo possui um painel sensível ao toque através do qual você insere uma série de comandos.

Podendo ser usado tanto sem fio quanto através de um cabo conector P2 (presente na embalagem), o produto se compromete a ser uma ótima opção para quem procura a combinação ideal entre qualidade sonora e funcionalidades. Mas será que a empresa consegue cumprir essa tarefa de maneira adequada? A resposta você confere em mais uma análise do TecMundo.

Especificações técnicas

Conteúdo da embalagem

Além do fone de ouvido em si, a embalagem do Synchros S400 BT traz uma série de acessórios que merecem sua atenção. Entre eles está o cabo de recarga USB do dispositivo, que se conecta à sua entrada de áudio convencional, e um cabo P2 para que você possa usar o dispositivo quando sua carga chega ao fim — ou caso deseje utilizá-lo junto a eletrônicos que não dispõem de conectividade Bluetooth.

O produto acompanha um case semissólido que garante uma maior proteção nos momentos em que você deseja transportar o aparelho. Feito em materiais resistentes, o acessório possui uma reentrância lateral na qual você pode armazenar facilmente os cabos que acompanham o produto.

A JBL também incluiu na embalagem um manual simplificado que ensina de forma rápida como usar as principais funções do S400BT e quais são realizadas por meio de cada um de seus botões. Por fim, você encontra na caixa um extenso documento de garantia protegido por uma embalagem plástica — solução que também é usada nos demais componentes que acompanham o produto.

Mesmo sendo construído em plástico, o Synchros S400BT possui um acabamento resistente que transmite confiança e a sensação de durabilidade. Apresentando um visual discreto na cor preta, o dispositivo possui um design luxuoso e minimalista, no qual se destacam as almofadas que imitam couro e o acabamento na cor cinza.

Conforto e uso

Com uma haste principal bastante flexível, o Synchros S400BT se ajusta facilmente a cabeças dos mais variados tamanhos. O acessório também apresenta a possibilidade de dobrar suas saídas de som, o que facilita tanto seu transporte quanto permite usá-lo em volta do pescoço de forma confortável.

As caixas acústicas do dispositivo revestem bem as orelhas, garantindo um bom isolamento sonoro. Com isso, não somente você ouve menos ruídos externos como evita ter que usar volumes intensos para escutar detalhes de suas músicas — algo que evita danos auditivos causados por excesso de barulho.

Apesar de ser confortável em um primeiro momento, o dispositivo provoca alguns incômodos caso você decida usá-lo durante um tempo prolongado. A maneira como ele se encaixa nas orelhas faz com que ele se mostre excessivamente aquecido após uma hora de uso, o que exige dar certa “folga” para só depois continuar usando o acessório.

Os controles de toque do dispositivo funcionam somente quando ele está conectado a outro aparelho através da conexão Bluetooth. Os comandos oferecidos pela JBL são simples de aprender, o que faz com que demore questão de poucos segundos até você se acostumar totalmente com eles.

Infelizmente, a concentração desses comandos na saída de som esquerda propicia a ocorrência de alguns acidentes, visto que não é possível desabilitá-los. O exemplo mais comum disso ocorre quando, ao tentar ajustar o acessório à cabeça, você sem querer pausa ou inicia a reprodução de músicas.

Outro problema comum que ocorre quando o S400BT está pareado com um smartphone é resultante do fato de que, ao segurar o botão de pausa durante alguns segundos, o dispositivo inicia uma ligação para o último contato de seu aparelho. Embora na teoria isso seja útil, na prática essa solução se mostrou desengonçada e nos fez desejar a possibilidade de desativá-la.

Na prática, o sistema de controles baseado em toques se provou mais uma curiosidade do que algo essencial para o uso do fone de ouvido. Depois de certo tempo, dependendo de seu modo de uso, você pode até mesmo deixar a solução de lado e optar somente pelos controles oferecidos pelo dispositivo eletrônico de sua preferência.

Desempenho sonoro

Caso você procure um acessório capaz de reproduzir de forma neutra e fiel suas músicas favoritas, pode ser uma boa ideia passar longe do JBL Synchros S400BT. Tal qual a maioria dos acessórios disponíveis no mercado, o dispositivo opta por uma assinatura sonora marcante que dá preferência a tons mais graves.

O modelo também trabalha bem com sons agudos, o que ajuda a enriquecer um pouco a experiência oferecida por ele. No entanto, os tons médios sofrem bastante, o que torna alguns elementos das músicas um tanto “embolados” e pode impedir que você escute os elementos mais sutis de uma gravação.

Assim, o Synchros S400BT se mostra uma boa opção para ouvir faixas que têm batidas marcantes, como “Sweatpants” de Childish Gambino, mas descaracteriza músicas com uma instrumentação mais complexa. Em outras palavras, o dispositivo da JBL não vai ser a melhor opção para aproveitar todas as nuances de um álbum como “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd.

Mesmo em volumes intensos, o acessório não apresentou qualquer espécie de distorção sonora em nossos testes. Com um controlador de som que funciona de forma individual ao dispositivo ao qual está conectado, o dispositivo consegue trabalhar com intensidades bastante fortes, o que gera um vazamento de som considerável. Assim, tome cuidado com os ajustes usados caso você não pretenda incomodar outras pessoas que estão em seu ambiente.

Vale a pena?

Ao contrário do que a JBL promete, o S400BT infelizmente está longe de poder ser considerado como o futuro dos fones de ouvido. Apesar de ter suas qualidades, o principal recurso oferecido pelo dispositivo — seus controles por toque — acabam se provando mais próximos de uma curiosidade do que algo que realmente faz diferença para os usuários.

Destacando sons graves e aguados, o fone de ouvido possui uma assinatura de áudio bastante marcante que deve desagradar quem procura por uma experiência de audição mais neutra. Isso não é exatamente um defeito, especialmente se o seu gosto musical prioriza artistas com “batidas” fortes — no entanto, quem gosta de ouvir todas as sutilezas de uma gravação pode sair um tanto decepcionado.

Uma das grandes vantagens do dispositivo é o fato de ele trabalhar tanto sem fio (através da tecnologia Bluetooth) quanto com o auxílio de cabos inclusos em sua embalagem. Isso garante uma experiência de uso mais versátil, permitindo que você use o acessório junto a praticamente todos os aparelhos eletrônicos que possui em casa.

Em resumo, o Synchros S400BT é um fone de ouvido de qualidade, cujo principal pecado é possuir um preço um tanto salgado quando comparado a concorrentes semelhantes — R$ 999, em média. Se você está com um orçamento apertado e só procura um dispositivo funcional, pode ser uma boa ideia conferir o resto do catálogo da JBL e de seus concorrentes antes de decidir por uma compra.

Cupons de desconto TecMundo: