Review: fones de ouvido Bluetooth Jaybird Bluebuds X

5 min de leitura
Imagem de: Review: fones de ouvido Bluetooth Jaybird Bluebuds X

Já faz algum tempo que os fones de ouvido se tornaram os parceiros de muita gente na hora de realizar atividades físicas. Isso, no entanto, não quer dizer que as pessoas estão satisfeitas com seus acessórios.

Na verdade, é muito difícil encontrar um modelo que se adapte bem aos ouvidos e ainda ofereça bons recursos sonoros. Avaliando o mercado e verificando a ausência de bons dispositivos para a prática de exercícios, a Jaybird desenvolveu um produto que resolve esses pormenores e ainda oferece diversas vantagens.

O Bluebuds X é um dispositivo que alia design, leveza, bateria de longa duração e recursos inteligentes. Diferente de outros modelos que trazem um arco para conectar os fones, este gadget importado conecta tudo com apenas um fio, o que faz dele o modelo mais leve do mercado. As promessas são boas, mas será que ele se sai bem na prática?

Visual caprichado nos mínimos detalhes

Quando o assunto é design, a Jaybird se destaca facilmente frente aos concorrentes. A começar pela caixa do produto, que chama a atenção tanto pela arte quanto pela forma de armazenamento dos componentes internos. Após abrir a tampa da embalagem, uma janela dá destaque ao Bluebuds X e ao case discreto que traz a logo da marca estampada.

Ao remover os fones da caixinha, podemos finalmente conferir o belíssimo trabalho que a fabricante fez ainda na fase de projeto, algo que culminou em um dispositivo com acabamento de ponta. Quem vê este aparelho pela primeira vez estranha o visual, já que ele não tem fios, mas não se assemelha a outros componentes com tecnologia Bluetooth.

É de ficar boquiaberto principalmente porque os engenheiros que bolaram este produto conseguiram colocar bateria, conector para recarga, LED indicador de status e até botões físicos em uma estrutura limitada — e ainda sim ele pesa apenas 13,8 gramas. Vale acrescentar que nem mesmo com tantos detalhes o Bluebuds X deixa a desejar na qualidade de construção.

Em nossos testes, estes fones da Jaybird se mostraram bem resistentes e confortáveis. Na caixa, encontramos diversos adaptadores intra-auriculares, acessórios extras para proporcionar um melhor encaixe nas orelhas e alguns itens que visam reduzir o comprimento do cabo, garantindo praticidade durante a prática de exercícios físicos.

Dá para correr, malhar e andar de bicicleta sem nem notar que os fones estão ali. Eles nunca caem e raramente ficam mal encaixados. Além disso, graças à nanotecnologia Liquipel (que é aplicada diretamente nos alto-falantes), você não precisa se preocupar com o suor ou caso gotículas de água respinguem nos fones de ouvido, pois eles são protegidos nessas situações — mas nem pense em entrar na piscina, porque eles não foram feitos para praticar natação.

Gostamos também da versatilidade do produto, que pode se adaptar tanto no modo Over uanto no modo Under-Ear. No primeiro, os fones ficam encaixados da forma normal, com o fio para baixo. No segundo, você pode passar o filme sobre as orelhas e garantir que os fones nunca caiam dos ouvidos.

Qualidade sonora matadora!

É válido ressaltar que a Jaybird não pensou apenas nos atletas na hora de desenvolver estes fones de ouvido, sendo que a reprodução de sons recebeu atenção especial. Conforme pudemos conferir, o áudio do Bluebuds X é voltado especialmente para os audiófilos, já que apresenta um balanço excepcional na equalização e não apresenta qualquer tipo de distorção.

Com isolamento acústico do tipo passivo, estes fones garantem que você se concentre no áudio e esqueça o barulho excessivo da cidade. Os alto-falantes têm potência de 12mW RMS, o que possibilita que você curta suas músicas em volume alto. Aliás, é importante tomar cuidado, pois o nível máximo dele é prejudicial à audição (até dói os tímpanos antes de chegar ao limite).

Realizamos diversas verificações com vários tipos de equalização e o Bluebuds X sempre mostrou bons ajustes para entregar a melhor qualidade de áudio. Isso se deve principalmente a tecnologia SHIFT do produto, que garante alta fidelidade na execução de todos os níveis de som, garantindo sempre a satisfação do ouvinte. Os graves são profundos e os agudos nunca apresentam distorções.

Enfim, no geral, a qualidade de reprodução é notável e não notamos qualquer interrupção enquanto o produto estava com as baterias bem carregadas. Só percebemos interferências e ruídos quando a energia ficou abaixo de 10%, o que possivelmente limita a potência dos alto-falantes.

Aliás, falando em bateria, ficamos surpresos com a duração do componente energético. Conseguimos curtir músicas por quase 8 horas (o que inclusive chega próximo ao número informado pela fabricante), o que é mais do que suficiente para quem prática exercícios diariamente. A recarga acontece em pouco menos de 3 horas, o que é excelente!

Para quem tem smartphone, tablet, notebook e outros aparelhos com tecnologia Bluetooth, o Bluebuds X reserva uma qualidade ainda mais especial. Você pode sincronizá-lo com até oito dispositivos e alternar rapidamente entre eles, o que deixa tudo ainda mais prático e rápido.

A utilização dos fones fica ainda mais simples com os botões rápidos que possibilitam ligar (e desligar, claro), parear, mudar de música, regular o volume e atender ligações. Este produto da Jaybird ainda se destaca por trazer um assistente de voz que alerta quando a bateria está fraca e como você deve proceder para conectar o gadget ao seu smartphone (mas tudo é em inglês).

Vale a pena?

Como você pôde conferir em nossa análise, os Bluebuds X nos agradaram em todos os sentidos. A única decepção talvez fique pela falta de um app que dê opções de gerenciamento, equalização e informações sobre energia. Tirando isso, realmente não temos do que reclamar, já que ele consegue combinar design, conforto, qualidade de som e duração de bateria.

Apesar de ser um ótimo produto que supera facilmente a maioria dos concorrentes, o modelo da Jaybird sofre de um velho problema aqui no Brasil: o alto preço. Ele é vendido na loja MonkeyBiz pelo valor de R$ 699, o que significa que ele não é voltado para os meros mortais. Contudo, quem é atleta ou busca um gadget de alta qualidade sonora, não vai se arrepender de investir tudo isso nos Bluebuds X.

É importante ressaltar que estes fones realmente valem o valor investido, já que oferecem diversos recursos que não são encontrados em outros modelos. Se você preza por qualidade de construção, design, fidelidade sonora e bateria de longa duração, então você acaba percebendo que o valor se torna irrisório. Recomendamos a compra do Jaybird Bluebuds X!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.