iTunes: como comprar músicas, apps, livros e filmes

4 min de leitura
Imagem de: iTunes: como comprar músicas, apps, livros e filmes

Página do iTunes do site da Apple (Fonte da imagem: Reprodução/Apple)
Há praticamente uma década, a iTunes Store chegou para se tornar um dos ícones de referência em lojas virtuais no mercado fonográfico. Hoje, ela concorre diretamente com os preços dos discos físicos, além de se destacar entre as poucas (boas) opções de consumo virtual de música até o momento.

Tanto sucesso também está relacionado ao programa próprio da loja virtual, que é um dos mais importantes e eficazes gerenciadores de bibliotecas de mídia e reprodução de arquivos — o iTunes. Assim, além de comprar músicas e filmes pela iTunes Store, você também pode executá-los através do aplicativo próprio da loja.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Disponível tanto para Mac quanto para PC, o iTunes possui uma interface moderna e simples de ser manuseada. O programa também é o sincronizador de arquivos oficial dos aparelhos da Apple.

No entanto, tendo ou não um dispositivo com iOS, a iTune Store pode facilmente conquistar você por apresentar diversos conteúdos musicais e cinematográficos de forma simples. E foi pensando nas vantagens que o iTunes pode lhe oferecer que o Tecmundo listou os principais passos para comprar os conteúdos da loja virtual. Escolha os produtos de seu interesse e boas compras!

Pré-requisitos

iTunes

iBooks

Cadastro com conta brasileira

Inicialmente, para ter acesso ao combo “loja + reprodução” em um só local do seu computador, você deve instalar a última versão do iTunes disponibilizada gratuitamente pela Apple.

Caso você não seja proprietário de um aparelho com iOS, será preciso criar um ID. E é justamente no processo de cadastro que se torna visível a disponibilização do serviço em terras tupiniquins, já que o registro do pagamento pode ter endereço e cartão de crédito brasileiros — antes, para realizar uma compra, era necessário possuir contas internacionais.

Música e vídeos

Entre as vantagens que podem ser listadas quanto a adquirir produtos pela iTunes Store está a disponibilização dos arquivos em qualquer dispositivo com acesso à internet que possua o programa instalado.

Assim, caso você esteja em um computador e necessite baixar uma música que você já havia comprado, basta fazer o login no iTunes e pegar o arquivo novamente — desde que ele ainda esteja à venda na iTunes Store.

Um pequeno conselho que damos é: analise bem os produtos que você está comprando, pois as vendas são definitivas e não passíveis de cancelamento. Além disso, fique atento na conversão de valores, pois, mesmo apresentando uma interface com informações em português, os preços do iTunes aparecem em dólar.

Músicas nacionais e internacionais

Ao abrir o tópico “Música”, na iTunes Store, diversos álbuns de sugestões serão mostrados na área central da janela. A loja oferece tanto composições brasileiras como estrangeiras, além de também realizar frequentemente promoções e descontos.

Ao selecionar uma banda ou álbum, o iTunes mostrará todas as músicas relacionadas que você pode adquirir. Neste caso, ainda é possível optar entre comprar o álbum inteiro ou apenas composições avulsas — para garantir que se trata da canção que você quer, o programa lhe permite ouvir uma amostra antes que a compra seja efetuada.

Assim que você escolher os produtos de seu interesse e selecionar o botão “Comprar”, uma janela surgirá para que seu login com o ID da Apple seja efetuado — tal aviso surge caso você ainda não esteja conectado à sua conta.

Uma grande vantagem em adquirir músicas pelo iTunes está no serviço iTunes Match. Ele permite que suas canções preferidas sejam integradas na nuvem do iCloud, lhe dando acesso ao conteúdo musical que você possua através de outros dispositivos. Esta praticidade, no entanto, possui uma taxa anual de aproximadamente 25 dólares caso você não tenha um dispositivo da “família Apple”.

Compre ou alugue seus filmes preferidos

Se você adora a sétima arte e gostaria de usufruir dos serviços do iTunes para assistir os longas-metragens com seus diretores e atores preferidos, basta apenas mudar, na barra superior da janela do iTunes, da categoria “Música” para “Filmes” — esta barra também será o atalho para acessar outros serviços, como livros, podcasts e aplicativos.

O processo para adquirir filmes é praticamente igual ao de música. Na página principal da sessão de longas-metragens, as opções estarão divididas entre categorias como lançamentos e promoções, além de ser possível filtrar os filmes por classes – suspense, ação, romance etc.

Ao selecionar a película na qual você tem interesse, a área central da janela será modificada e mostrará informações relevantes — como sinopse, créditos, duração, entre outros. Ainda é possível assistir ao trailer e decidir entre obter o produto no modo “normal” ou em High Definition (que, obviamente, é um pouco mais caro).

Se você optou por locar um filme, a iTunes Store lhe dará até 30 dias para assistir ao conteúdo. No entanto, caso você execute o arquivo e comece a assistir a ele, esse prazo cai para 48 horas.

Livros e aplicativos para dispositivos com iOS

Aos que gostam de uma boa literatura, o iTunes oferece livros virtuais em diversas categorias, como ficção, não ficção, profissional, religioso etc.

No entanto, nesta sessão, entra o pré-requisito iBook listado inicialmente. Isso acontece pelos livros disponíveis no iTunes só possuírem uma versão compatível com este programa — que utiliza o formato de arquivo ePub. Assim, você pode usar o iBooks apenas no iPad, no iPhone ou no iPod touch com o iOS 4 ou posterior.

Além disso, o iTunes permite a conexão automática com a iBookstore — seja para Mac ou Windows — sem que haja a necessidade de uma ponte entre o aparelho e um servidor.

Quem tem um iPhone, iPad ou iPod touch pode acessar diretamente do dispositivo a App Store — local em que é possível baixar aplicativos gratuitos e pagos. No entanto, o programa do iTunes também permite tal acesso a essa sessão de apps.

A vantagem em utilizar o iTunes para adquirir aplicativos está na possibilidade de você utilizar seu Mac ou PC para comprá-los e, automaticamente, tê-los em seu iPhone, por exemplo — e sem ter feito nenhum esforço para isso. São milhares de apps disponibilizados, indo de auxiliadores de tarefas a jogos para todos os gostos, como os famosos Angry Birds e Plants vs. Zombies.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.