8 dicas rápidas e simples para acelerar um iPhone antigo

5 min de leitura
Imagem de: 8 dicas rápidas e simples para acelerar um iPhone antigo

Com o passar dos meses e dos anos, é normal que os smartphones fiquem mais lentos e demorem a desempenhar funções que antes realizavam sem dificuldades.

No caso dos iPhones, isso também ocorre devido às atualizações do iOS, que normalmente são bem pesadas e exigem mais processamento do aparelho. De repende as animações da interface não rodam mais de modo liso, os aplicativos levam mais tempo para abrir, e alguns travamentos podem ocorrer.

Pessoas que possuem os modelos iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S e iPhone 5C podem enfrentar esses problemas e eventuais lentidões se o smartphone for mais antigo (e, especialmente aqui no Brasil, as versões velhas ainda são bastante comercializadas). Se você está utilizando um iPhone de até duas gerações atrás, é bem possível que o desempenho dele não seja o mesmo de quando você o comprou.

Por isso, separamos aqui algumas dicas rápidas que podem ajudá-lo a acelerar um iPhone com mais idade. Todos os dispositivos digitais estão programados para desacelerarem com o tempo, conforme o espaço é consumido e as atualizações de software são feitas nos sistemas. Contudo, no iPhone, com somente alguns passos você já pode deixar o aparelho bem mais rápido. Então, vamos lá:

1 – O aparelho está atualizado?

A última versão do sistema operacional de dispositivos móveis da Apple é o iOS 8. Em um modelo mais antigo, como o iPhone 4S, ele pode deixar o aparelho mais lento, porém nos outros casos ele até pode ajudar o iPhone a rodar mais rápido (modelos abaixo do 4 não são compatíveis com o iOS 8). Portanto, atualize o celular.

2 – Feche todas as aplicações

Pode parecer algo até um tanto bobo, porém inúmeras pessoas se esquecem de fechar os aplicativos que abrem no iPhone, deixando-os rodar em segundo plano continuadamente.

Dê dois cliques no botão Home para abrir todas as janelas com os apps e as feche ao arrastá-las para cima (infelizmente, não há como fechar todas elas simultaneamente). Procure manter poucos apps abertos no dispositivo para que ele fique mais rápido – esse é um hábito simples que você pode adquirir para deixar o iPhone melhor.

3 – Limpando a memória do iPhone

O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus possuem 1 GB de memória RAM, porém os modelos mais antigos têm bem menos. Realocar a memória RAM do iPhone não é algo facilitado pela Apple, porém, através de alguns aplicativos, é possível fazer isso. Citamos o app Battery Doctor como exemplo, pois ele permite limpezas gerais no aparelho. Ao utilizar o botão Boost do aplicativo, é possível impulsionar a velocidade do iPhone e obter um desempenho mais eficiente.

4 – Dê um restart de vez em quando

É interessante desligar e ligar o sistema do iPhone para que o cachê seja limpo e os aplicativos sejam realmente encerrados por completo. Não é algo que deve ser feito diariamente, porém talvez semanalmente seja interessante. Para reiniciar o smartphone, pressione o botão Sleep (no topo do aparelho) até que a opção de desligamento seja exibida.

Depois de mais ou menos 10 segundos, aperte o botão novamente e espere mais um pouco para que o iPhone ligue. Depois desse simples passo, o aparelho já deve rodar melhor. Você também pode fazer um reset mais longo ao pressionar o botão Home e Sleep simultaneamente até o visor ficar escuro e a logo da Apple aparecer. Com esse procedimento, o iPhone também é reiniciado.

5 – Algo básico e essencial: deletar apps inúteis

Apagar aplicativos que você não está mais utilizando é algo simples, fácil e rápido – e que já garante um espaço considerável na memória do iPhone. De tempos em tempos, verifique se todos aqueles apps que você possui no smartphone realmente são necessários e aproveite para eliminar alguns deles.

Você pode ver quanto espaço especificamente cada app está ocupando e decidir melhor ao acessar Ajustes > Geral > Uso > Gerenciar Armazenamento. Nesse lugar, você pode apagar vídeos, fotos e demais dados de modo específico. Outro modo de deletar um app é pressionar o dedo sobre o ícone para que o “X” de eliminação seja exibido. Algo básico e que também já faz bastante diferença é limpar o histórico e os cookies do Safari. Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados do Site.

6 – Desativando as ações em segundo plano

Se livrar das funções automáticas que são executadas em segundo plano no iPhone é um bom modo de deixar o aparelho mais rápido e ao mesmo tempo potencializar a duração da bateria. Nos iOS 7 e 8, atualizações de aplicativos podem ser feitas automaticamente. Para desativar tal funcionalidade, vá em Ajustes > iTunes & App Store > Desligar Transferências Automáticas.

Em Ajustes > Geral > Atualização em Segundo Plano, você também pode desativar aplicativos que façam downloads de dados no background. É melhor deixar para realizar essas ações quando você estiver conectado a redes WiFi e quando realmente quiser baixar os updates.

7 – Detalhes de movimento que já fazem a diferença

Outro aspecto capaz de deixar o iPhone mais rápido é reduzir as animações que ele traz – como o zoom de quando um app é aberto ou de quando o celular é desbloqueado, além do efeito parallax. Para tanto, vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento. Apagar mensagens é algo que também pode liberar espaço, especialmente se você tem dúzias de conversas com longos históricos armazenadas no celular.

8 – A mais drástica de todas as ações

Se todas as dicas simples que listamos não adiantaram para deixar o iPhone mais rápido, há algo bem drástico que pode ser feito e que definitivamente aumentará o desempenho do celular: a restauração total do aparelho. Você pode apagar todos os conteúdos do smartphone e deixá-lo exatamente como no dia em que você o comprou (com exceção de que os componentes do hardware já vão estar gastos pelo tempo).

Para tanto, é preciso realizar um backup se você não quiser perder os arquivos que estão no iPhone, desde aplicativos, históricos de conversas no WhatsApp até as mais variadas mídias. É permitido fazer o backup pelo iTunes ou pelo iCloud – como você preferir. Fique ciente de que absolutamente tudo será apagado do dispositivo, então verifique se o conteúdo foi devidamente salvo. Para realizar a redefinição total do iPhone, vá em Ajustes > Geral > Reiniciar > Apagar Conteúdos e Ajustes.

Depois de autorizar o reajuste, é preciso esperar alguns minutos para que o processo seja finalizado. E, pronto, o iPhone estará novinho em folha e o receberá com a tela de boas-vindas para você ajustar as configurações iniciais.

***

E então, o que achou das nossas dicas? Apesar de elas serem simples e rápidas de seguir, muitas pessoas se esquecem de utilizá-las. Mesmo os iPhones mais antigos podem ter um bom desempenho, e cabe a você deixar o dispositivo devidamente atualizado e configurado. Sabe mais dicas? Compartilhe com a gente nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.