9 maneiras de aumentar a vida útil do seu iPhone

3 min de leitura
Imagem de: 9 maneiras de aumentar a vida útil do seu iPhone

Por mais que você queira continuar com seu smartphone, em algum momento da vida será inevitável: vai chegar a hora em que você terá que procurar outro aparelho e deixar o seu velho companheiro de lado. Porém, nem sempre isso acontece em um momento que você está em condições de desembolsar um pouco mais.

Por isso, quando seu celular estiver perto do fim, algumas dicas simples podem ajudar você a prolongar a vida do aparelho por mais um tempo, mantendo um desempenho razoável enquanto você se programa para comprar um novo celular. Se você é proprietário de um iPhone, listamos aqui 9 dicas para você seguir e aumentar a vida útil do seu celular.

1 - Veja quais apps estão consumindo mais memória

Acesse a função “Ajustes” e vá em “Geral” e depois em “Uso”. Neste local você encontrará a lista completa de apps instalados no seu aparelho e poderá conferir também o espaço que eles ocupam, além da quantidade de dados que cada um deles salvou na memória do aparelho.

2 - Desinstale apps que você não usa mais

Agora que você já sabe quais apps estão instalados no seu celular e qual é o espaço que eles ocupam, desinstale aqueles que você não usa mais. Você pode ganhar alguns GB de espaço apenas excluindo o lixo virtual que está ali só ocupando espaço. Se você precisar, poderá baixar o conteúdo novamente sempre que necessário, portanto pratique o desapego.

3 - Desabilite a localização de alguns apps

Muitos apps solicitam a habilitação da sua localização, como forma de obter informações mais precisas para sugerir funcionalidades contextuais. Porém, isso faz com que o seu dispositivo consuma mais energia. Você pode escolher quais apps terão acesso a essas informações. Para isso, em “Ajustes”, vá em “Privacidade” e “Serv. Localização” para desabilitar esse recurso.

4 - Desabilite a atualização em segundo plano

Por padrão, o iOS mantém habilitadas as atualizações em segundo plano, o que permite que apps sejam executados ao fundo enquanto você utiliza outras ferramentas. Você pode mudar essa situação e garantir um pouco mais de economia de bateria e memória. Em “Ajustes”, vá em “Geral” e em seguida “Atualização de Segundo Plano” para escolher quais apps poderão usar essa funcionalidade.

5 – Desabilite atualizações automáticas de emails e calendário

São poucas as pessoas que, de fato, precisam responder a um email imediatamente quando ele chega. Para muitos, checar a sua caixa de entrada duas ou três vezes por dia é mais do que necessário. Você pode desabilitar essas notificações automáticas de email e fazer com que o aparelho dedique menos memória para isso. Em “Ajustes”, vá em “Mail, Contatos e Calendários” e desabilite as opções em “Obter Novos Dados”.

6 – Consiga uma bateria externa

Se ainda assim a bateria não anda suportando um dia inteiro de trabalho, talvez valha a pena investir em um power bank. Um carregador externo pode garantir mais uma ou duas cargas sem que, para isso, você precise estar necessariamente próximo a uma tomada. Há modelos como o Mophie que funcionam acoplados ao próprio iPhone.

7 – Use mais o modo avião

Em certas horas que você não quer ser incomodado, aproveite para colocar o seu smartphone no modo avião. Isso evita que ele fique conectado na rede o tempo todo ou ainda fique recebendo notificações via 3G. No fim do dia, essa pequena economia pode significar minutos preciosos em sua bateria.

8 – Mantenha o sistema operacional atualizado

Vá em “Ajustes”, depois em “Geral” e, na guia “Atualização de Software”, verifique também se o sistema operacional está com a versão mais recente do iOS. Manter o software atualizado á uma boa garantia de que os principais bugs foram corrigidos e que as definições de segurança estão sempre atualizadas.

9 – Faça um hard reset no aparelho

Quando o iPhone estiver lento demais, provavelmente um hard reset poderá resolver a situação. Antes disso, faça um backup dos seus dados, como fotos, vídeos, apps e contatos da agenda. Depois, via iTunes, restaure as configurações de fábrica. Muitas vezes, isso é tudo que o aparelho precisa para voltar a funcionar como se fosse novo outra vez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.