iPhone: como visualizar numericamente a força do seu sinal

2 min de leitura
Imagem de: iPhone: como visualizar numericamente a força do seu sinal

(Fonte da imagem: BGR)

Desde os primórdios da tecnologia, aparelhos celulares apresentam um pequeno gráfico – geralmente localizado no canto superior esquerdo da tela – que representa a força do sinal que seu aparelho está recebendo de sua operadora de telefonia móvel. E desde cedo aprendemos a noção de como ler esse gráfico de uma forma bastante simplista: quanto maior ele for, melhor para nós.

Os mais detalhistas e curiosos, contudo, com certeza gostarão de saber que há uma maneira distinta de visualizar a intensidade de seu sinal caso você seja um usuário do iPhone (qualquer edição e com equipado com qualquer versão do iOS).

O gadget da Apple possui um recurso secreto que lhe permite trocar o clássico gráfico (que no iOS 7 foi trocado por cinco bolinhas) por simples números. A vantagem de utilizar tal recurso escondido é simplesmente a de poder “medir” a qualidade do serviço prestado por sua operadora com maior precisão.

(Fonte da imagem: DailyFreePSD)

Como fazer?

Não é muito difícil aplicar a mudança. Tudo o que você precisa fazer no seu iPhone é abrir o app Telefone e digitar o código *3001#12345#* (incluindo os asteriscos). Em seguida, toque em “Ligar”. Você será transportado para o menu secreto batizado de “Field Test”; trata-se de uma janela voltada para usos técnicos e que abriga informações detalhadas sobre a rede móvel na qual seu telefone está conectado.

Contudo, nada disso importa para nós; note que o gráfico tradicional do iPhone já foi alterado para uma numeração a esta altura do campeonato. Em nosso caso, o aparelho informa que a intensidade do sinal no momento do teste era de -81.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Caso você queira manter a numeração permanentemente no lugar das clássicas barrinhas (ou das bolinhas, no caso do iOS 7), segure o botão e o Liga/Desliga do aparelho até que a tela de seu celular seja apagada. Quando ela se acender, o medidor de intensidade de sinal já estará permanente numérico. Caso queira retornar ao formato convencional, basta dar um toque nos numerais e eles serão instantaneamente transformados no clássico gráfico.

Relação entre barras, faixas de sinal e intensidade da rede móvel (Fonte da imagem: AnandTech)

Aprendendo a ler o medidor numeral

Agora que você já está utilizando o formato numérico do medidor de força de sinal, vale a pena entender quais faixas (em dB) são consideradas satisfatórias e quais são consideradas insatisfatórias. Basicamente, você deve sempre seguir esta noção aproximada:

  • De -59 a -91: maior nível de intensidade possível;
  • De -90 a -101: nível razoável e mais comum de intensidade de sinal;
  • De -102 a -103: nível médio de intensidade de sinal;
  • De -104 a -107: nível baixo de intensidade de sinal;
  • De -108 a -113: pior nível de intensidade de sinal que você pode captar.

Com isso, você tem uma maneira bem mais precisa de analisar e mensurar a qualidade dos serviços prestados pela operadora que você contratou. Vale observar novamente que esse recurso é voltado sobretudo para curiosos e usuários com conhecimentos mais técnicos, visto que tal personalização do medidor não afeta a qualidade de sinal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.