iPhone OS 4.0: multitarefa, iAd e iBooks

5 min de leitura
Imagem de: iPhone OS 4.0: multitarefa, iAd e iBooks

O iPad mal foi lançado e a Apple já vem com mais novidades. Jornalistas do meio tecnológico receberam, na segunda-feira, um convite para a apresentação do novo iPhone OS 4. O evento aconteceu no próprio campus da Apple, hoje (8), às 14 horas.

A novidade mais esperada era o multitarefa, característica que permite gerenciar diversos apps de uma só vez. Usuários apostavam ainda em uma "home" de cara nova, ícones personalizáveis e uma página para os widgets. O Baixaki fez a cobertura do evento ao vivo e se você perdeu, pode ficar por dentro das novidades agora mesmo.

iPhone OS 4

Steve Jobs anunciou o novo sistema operacional do iPhone, que traz mais de 100 novidades que interessam a nós, reles mortais. Durante a conferência, o CEO da Apple fez questão de destrinchar e demonstrar 7 delas.

Convite para o evento

1. Multitarefa

Depois de muito tempo de espera, a Apple enfim disponibilizou a função multitarefa, que permite utilizar vários apps ao mesmo tempo. Até então, apenas programas da própria Apple poderiam funcionar de maneira simultânea. A alternativa para quem queria o multitarefa também entre apps de terceiros, até então, era fazer o jailbreak.

Com a novidade, os usuários podem alternar entre diversos apps de forma nativa, sem qualquer tipo de gambiarra. Jobs justificou a demora do multitarefa pela performance da bateria, que era literalmente arruinada.

O CEO também fez questão de explicar que a nova tecnologia - conjunta ao multitarefa - vem na forma de uma API, que deve ser adicionada aos apps. Diferente do multitarefa de um iPhone jailbroken, o multitarefa nativo não acaba com a sua bateria em poucas horas - é o que garante Steve Jobs.

Seu amigo liga para você convidando para jantar. Sem palpite de qual restaurante ir, você acessa o Apple Safari e busca por um local sem precisar terminar a ligação. Falando em ligação, o Skype permanece funcionando mesmo com a tela bloqueada, de forma que você possa receber mensagens e chamadas a qualquer hora. Sentiu o poder do multitarefa?

2. Pastas

A AppStore conta com mais de 185 mil programas, portanto, nada mais justo que permitir uma quantidade maior de apps em seu iPhone. O usuário pode ter mais de 2 mil títulos instalados e, para tornar a vida mais simples, eles poderão ser organizados dentro de pastas.

o SDK já está disponível   para desenvolvedores

O gerenciamento de aplicativos é feito via drag and drop (arrastar e soltar). Durante a demonstração, Jobs selecionou alguns jogos e os colocou em uma pasta. Automaticamente, a pasta foi nomeada: "Games". O nome é dado conforme as categorias de apps selecionadas, mas se você preferir, isso pode ser feito manualmente.

2160: esse é o número máximo de aplicativos que um iPhone carrega. A solução das pastas, portanto, cai como uma luva e torna possível a organização via categorias ou personalizada.

3. Novidades do Mail

O programa de emails do iPhone era bastante limitado, mas isso acabou de mudar. O Apple Mail do iPhone OS 4 traz uma caixa de entrada universal, para que você gerencie mensagens de diversas contas de email.

Além disso, o aplicativo de emails faz uso do novo multitarefa e permite abrir arquivos anexos às mensagens em apps de terceiros.

4. iBooks

A livraria de e-books da Apple foi um grande sucesso no iPad. Com mais de 600 mil livros digitais vendidos em menos de uma semana, o iBooks chega ao iPhone OS 4.

iBook

Agora, um livro comprado na iBookstrore pode ser lido em um iPod touch, iPad ou iPhone. Isto é, ao pagar por um só livro, você poderá lê-lo em qualquer gadget da maçã! Quer começar um livro no iPad e terminá-lo no iPhone? Você pode!

5. Corporativo

A Apple quer que o iPhone esteja presente também nas empresas. Sem se esquecer do mundo corporativo, o novo sistema operacional do iPhone conta com mais segurança, integração e capacidade administrativa. Toda mensagem de email e anexos são encriptados e novas APIs de segurança também podem ser utilizadas para o desenvolvimento de apps empresariais.

Para quem precisa controlar diversos iPhones, algumas APIs podem ser utilizadas a fim de configurar e verificar os smartphones via Wi-Fi. A Apple liberou também o suporte a SSL VPN (redes virtuais privadas).

6. Game Center

Com mais de 50 mil títulos de jogos, a Apple é uma potencial gigante no mundo dos games. A quantidade de títulos deixa grandes nomes como o Nintento DS, que conta com 4321 títulos, e Sony PSP, com 2477, comendo poeira!

Jogos de tirar o  fôlego!

Frente a isso, Steve Jobs decidiu investir no potencial de seus produtos e criou o Game Center. No melhor estilo Xbox Live, o usuário poderá jogar em multiplayer, acessar rankings, conquistas, premiações, amigos, entre outros.

7. iAd

Os boatos estavam certos, a Apple realmente lançou sua própria plataforma de propaganda móvel. A novidade, que bate de frente com a Google Adsense, pretende criar um novo padrão de anúncios interativos, que usa e abusa dos apps e da conexão à internet.

A ideia é que os anúncios fiquem dentro dos apps e que, com isso, os desenvolvedores possam oferecer programas mais baratos ou até mesmo gratuitos - de acordo com Jobs, 60% dos pagamentos dos anúncios ficam para o desenvolvedor. Você deve estar pensando "poxa, mas propaganda em programas é muito chato!" Espere até ver as ideias do iAd.

iPhone OS 4

Em uma demonstração de banner da Nike, o usuário tinha a opção de baixar um pequeno app gratuito, com o qual poderia personalizar um tênis. No anúncio no filme Toy Story 3, o usuário poderia assistir a trailers e saber em quais cinemas próximos ele estaria em cartaz. Com o iAd, propaganda pode ser tornar algo interessante. Muito interessante.

Outras 93 novidades...

Além das sete grandes novidades, outras ferramentas e possibilidades aparecem no iPhone OS 4. O usuário poderá trocar o papel de parede de sua “home screen”, usufruir da função “places” no iPhoto, realizar buscas de SMS, utilizar teclados via Bluetooth, criar playlists, usar um corretor de ortografia, sincronizar anotações IMAP, entre outros.

Quem pode atualizar?

Quem pode atualizar?

O iPhone OS 4 foi construído para funcionar no iPhone 3GS, iPod touch 3G e iPad. Os gadgets de versões anteriores, como o iPhone 3G e o iPod touch 3G podem fazer o update, mas terão algumas limitações, como a ausência do multitarefa.

Quando?

Por enquanto o iPhone OS 4 está disponível apenas para os desenvolvedores, ainda em fase de testes. De acordo com Steve Jobs, o sistema ficara pronto para os usuários de iPhone e iPod touch no meio do ano, enquanto os usuários do iPad poderão se beneficiar do OS 4 apenas em setembro ou outubro.

Quanto?

Durante a conferência, não foram mencionados valores. Portanto, é quase certo que a atualização para o iPhone OS 4 será gratuita.

iPad

No começo da conferência, Steve Jobs falou um pouco sobre o iPad, o recém-lançado tablet. da Apple O CEO se mostrou bastante satisfeito com a repercussão do lançamento e forneceu alguns números para os usuários:

iPad

  • Mais de 450 mil iPads vendidos;
  • Mais de 600 mil e-books vendidos;
  • Mais de 3.5 milhões de apps baixados.

O que você achou das novidades do iPhone OS 4? Quando a Apple deve lançar o iPhone HD? Fique ligado no Baixaki e tenha acesso a todas as novidades do mundo da tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.