Apple recebe menos reclamações que Samsung (Fonte da imagem: Reprodução/Portaltech)

Nenhum smartphone é perfeito, e todo mundo vai encontrar problemas com o seu. Contudo, qual será a marca que menos dá dor de cabeça para seus clientes. De acordo com um relatório feito pela FixYa, essa seria a Apple, que liderou quando o quesito foi confiabilidade em smartphones.

A empresa criou um sistema para atribuir uma nota para cada marca analisada (Apple, Samsung, Motorola e Nokia) e chegou a conclusão de que os aparelhos fabricados pela Maçã são quase três vezes mais confiáveis que os da segunda colocada, a Samsung. A Nokia apareceu em terceiro, enquanto a Motorola segura a lanterna da tabela.

As notas foram as seguintes:

  • Apple: 3,47
  • Samsung: 1,21
  • Nokia: 0,68
  • Motorola: 0,13

Esses “coeficientes de qualidade” foram obtidos através de reclamações registradas por usuários no site da empresa. Dessa forma, problemas com bateria, lentidão no sistema e vários outros foram avaliados e compuseram a classificação final. Para fazer isso, a FixYa utilizou os dados de participação no mercado mundial de smartphones da Statcounter e fez a divisão de reclamações pela quantidade de aparelhos.

Dessa forma, a Apple (participação de 26% e 74 mil reclamações), Samsung (participação de 23% e 187 mil reclamações), Nokia (participação de 22% e 324 mil reclamações) e Motorola (participação de 1,8% e 136 mil reclamações) tiveram seus coeficientes calculados. Com isso, é possível dizer também que os iPhones são quase 25 vezes mais confiáveis que os RAZR da Motorola.

A maior quantidade de reclamações sobre os smartphones da Apple foram relacionados à duração da bateria (35%), para a Samsung a qualidade dos microfones pesou (40%), a Nokia apresentou problemas com a resposta aos toques na tela (35%) e a Motorola parece instalar muita porcaria em seus Androids (30%).

Cupons de desconto TecMundo: