iPhone: como mudar o navegador-padrão [jailbreak]

1 min de leitura
Imagem de: iPhone: como mudar o navegador-padrão [jailbreak]

A Apple aplica uma série de restrições ao iOS, tudo para garantir a segurança e a estabilidade do sistema. Uma delas é a impossibilidade de se alterar o navegador-padrão do sistema, obrigando você a utilizar o Safari para navegar na internet sempre que clicar em algum link dentro de outros aplicativos.

Se isso é bom pela segurança do sistema, por outro lado impede que aproveitemos melhor outros excelentes navegadores disponíveis para iOS, como o Opera e o Google Chrome. Sendo assim, você até pode utilizar outro browser que não seja o Safari para abrir os sites, mas deverá copiar o link e acessar manualmente o endereço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Isso porque, quando você clica em um link no Twitter, por exemplo, o aparelho chama o aplicativo definido por padrão no sistema para abrir essa página, mesmo que você tenha outros navegadores instalados no seu dispositivo.

Graças ao jailbreak, é possível executar essa pequena alteração. Na Cydia App Store, existem alguns aplicativos que têm por finalidade fazer essa mudança. Tudo o que é preciso é instalar o software, alterar o navegador e reiniciar o aparelho.

Browser Changer

O Browser Changer é um dos aplicativos mais conhecidos para esse propósito. Depois de baixar e instalar o programa, você deve acessar as configurações do aparelho.

Logo depois, navegue pelos itens até encontrar o software. Dentro da tela principal, existem algumas opções: a primeira permite a ativação ou desativação do aplicativo e a segunda traz uma lista com todos os navegadores suportados por ele, sendo que aqueles que você possui instalados no seu dispositivo aparecem em destaque, para facilitar a escolha. Feito isso, o sistema deve ser reiniciado para que as alterações entrem em vigor.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O Browser Changer também pode ser acessado através do SB Settings, mas, para que isso seja possível, é preciso baixar o aplicativo separadamente. Feito isso, é possível alternar o navegador-padrão do sistema rapidamente pela interface do SB Settings.

BrowserChooser

O BrowserChooser é uma alternativa ao Browser Changer. Sua instalação é recomendada caso o primeiro software não tenha funcionado de maneira correta por algum motivo. Para facilitar, o seu funcionamento é relativamente igual ao primeiro.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de instalado, ele pode ser acessado através da tela de configurações do iPhone. Basta selecionar o navegador que você deseja tornar padrão e reiniciar o sistema. Para reverter as mudanças, é só realizar o processo inverso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.