Dicas para fazer fotos e vídeos melhores com o seu iPhone

3 min de leitura
Imagem de: Dicas para fazer fotos e vídeos melhores com o seu iPhone

Antes conhecidos apenas como dispositivos para fazer ligações telefônicas, os celulares ganharam diversas funções ao longo de sua evolução nos últimos anos. Sem dúvida, a mais proeminente delas é o recurso de câmera, que transformou esses pequenos aparelhos em equipamentos fotográficos com várias características avançadas — algumas até profissionais.

O iPhone é um dos produtos que figuram nessa lista, mas nem todos os usuários sabem como gerenciar o aparelho para conseguir o melhor resultado em fotos e vídeos capturados pela câmera do telefone. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

1. Gerencie seu espaço

As versões mais recentes do iPhone — 6s, 6s Plus, 7 e 7 Plus — podem gravar em qualidade Ultra HD. A questão é que conteúdos nessa resolução exigem muito espaço livre no aparelho, o que pode dificultar principalmente filmagens feitas em 4K. Por isso, antes de iniciar um vídeo ou bater uma foto, certifique-se de que o dispositivo tem armazenamento disponível suficiente para salvar suas produções. Você pode checar quanto espaço já usou acessando "Armazenamento e Uso do iCloud" nas configurações do smartphone.

2. Bloqueie as notificações

Para evitar que notificações indesejadas apareçam na tela bem no momento em que você está filmando ou fotografando, a recomendação é deixar seu celular nos modos Avião ou Não Perturbe. Isso evita que mensagens, chamadas e outras distrações o atrapalhem durante a captura — por exemplo, se você estiver gravando um vídeo, ele não será interrompido por uma ligação, como acontece sem que um dos modos acima esteja ativado.

3. Saiba quando usar o melhor formato

Filmar ou fotografar um conteúdo com olhar mais profissional exige que você tenha mais atenção para saber qual tipo de formato é o mais indicado para uma determinada situação. Posts para boa parte das redes sociais e aplicativos talvez fiquem melhor quando gravados em retrato (na vertical), mas vídeos mais trabalhados, como os que podem ser exibidos em TVs ou computadores (YouTube, Vimeo) requerem o formato panorâmico (widescreen), na horizontal. Basta pensar em como aquele vídeo será visualizado posteriormente.

4. Estabilize sua filmagem

Deixar o telefone imóvel apenas com as mãos enquanto tira uma foto ou grava um vídeo pode ser uma tarefa quase impossível. Neste caso, segure o aparelho sempre com as duas mãos e bem firme entre elas e, se o que você tá gravando for muito importante, evite respirar por alguns segundos até completar o registro. Vale lembrar que a câmera do iPhone conta com um estabilizador próprio para reduzir a tremedeira das imagens.

5. Ajuste a luz

O iPhone capta com boa qualidade fotos e filmes feitos com muita luminosidade, mas ambientes mais fechados ou com pouca luz requerem uma configuração manual para aumentar a visibilidade.

Se precisar ajustar a exposição, toque na tela onde deseja manter o foco e, quando o quadrado amarelo de exposição aparecer, deslize o ícone de brilho para cima ou para baixo até que o objeto capturado fique mais visível. Agora, se quiser bloquear a exposição, toque e segure onde deseja focar até que o mesmo quadrado vibre e apareça uma mensagem para bloquear o brilho naquela quantidade. A partir daí, você pode manter essas configurações até tocar na tela novamente.

6. Alinhe os objetos

A posição mais comum quando alguém faz uma foto ou vídeo é sempre colocar o objeto capturado ao centro do quadro. Só que nem sempre esse é o melhor enquadramento. É por isso que o iPhone oferece uma função que usa a chamada "regra dos terços", ativada em "Grade" nas configurações da câmera, em que a tela é dividida em uma grade de 3x3. A ideia é que, em vez de colocar o assunto principal da imagem ou vídeo no meio da tela, ele fique na intersecção das linhas, permitindo um registro mais abrangente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.