menu
Logo TecMundo
Celular

O que esperar do evento WWDC 2011 da Apple nesta segunda-feira?

Conferência chega prometendo novidades e aumentando a expectativa dos fãs da empresa.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule31/05/2011, às 16:12

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Não adianta: a cada evento da Apple que se aproxima, só se fala em que a Maçã pode surpreender desta vez. A chegada da edição de 2011 da WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), realizada de 6 a 11 de junho, já mexe com os ânimos de quem acompanha tecnologia. Apesar de ser destinado para desenvolvedores, ele exibe também várias novidades ao público consumidor.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Desta vez, algumas novidades já foram adiantadas, mas já cansamos de ver que a companhia é sempre capaz de surpreender. Confira abaixo um pouco do que já foi dito e o que esperamos para o evento.

O rugido do leão

A novidade mais esperada pelos fãs de carteirinha dos computadores da empresa é a nova versão do Mac OS X, batizada de Lion. Com lançamento esperado para o segundo semestre de 2011 e com versões prévias para teste já circulando entre desenvolvedores, o evento de segunda-feira é o momento perfeito para revelar definitivamente os detalhes do sucessor do Snow Leopard.

A navegação no Lion poderá ser assim. (Fonte da imagem: Apple Insider)

Entre suas novidades, devemos conferir as atualizações no visual e na tela principal do sistema operacional. O Exposé foi modificado para o chamado Mission Control, que deve deixar o gerenciamento de janelas e aplicativos mais simples. Você será capaz de escolher quais aplicativos deseja exibir no Spaces, alternar entre janelas de aplicativos e personalizar a organização da tela.

Agora será possível executar aplicativos em tela cheia. (Fonte da imagem: gigaom)

A experiência de utilizar os aplicativos da empresa deve ficar ainda maior com a possibilidade de rodar programas em tela cheia. Desse modo, o Mail, o iPhoto e o iMovie, por exemplo, poderão ocupar todo o seu monitor para facilitar a navegação.

O iCal é um dos serviços remanejados. (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Além disso, o Mail e o iCal receberão um novo visual, bem mais simplificado e bastante organizado. No calendário, além de visualizar as datas, será possível anotar compromissos de maneira ainda mais dinâmica. Na conferência, poderemos vê-los em ação.

Outra adição é com relação ao editor de textos, que agora ganha um revisor ortográfico que já existia no iOS.

O mistério do portátil

Enquanto já sabemos quase tudo sobre o Lion, a nova versão do sistema operacional portátil da Apple permanece nas sombras. Novos detalhes e funcionamentos do iOS 5 devem surgir em breve, mas por enquanto não passam de palpites de fontes especializadas.

Podemos ter a inédita inclusão de widgets, aqueles acessórios presentes em vários sistemas que disponibilizam informações como temperatura e horário. O sistema de notificações, que avisa sobre mensagens recebidas ou problemas de funcionamento, por exemplo, deve ser modificado para tornar-se mais confortável ao usuário do aparelho.

Além disso, novidades no reconhecimento de voz e integração de fotos e outras mídias podem surgir juntamente com o sistema operacional, trazendo melhorias e conectividade com outros serviços da empresa.

O futuro está nas nuvens

Se o iTunes em si já revolucionou a indústria fonográfica com a popularização de vendas de músicas online, o próximo passo a ser dado pela Apple é transmiti-las a partir de qualquer lugar, juntamente com outras mídias.

A computação em nuvens já está em evidência faz tempo, mas a utilização dela pelas gigantes se iniciou recentemente, começando uma guerra entre empresas como a Amazon e a Google, além da recém-chegada Apple.

Pouco se sabe sobre o funcionamento e até a utilidade o iCloud, mas todos esperam um projeto ambicioso. Sincronizar galerias de fotos, vídeos e músicas entre aparelhos portáteis e de mesa da Apple, por exemplo, pode se tornar uma tarefa extremamente fácil.

Imagine uma rede que controle todos os arquivos do seu computador, para que você possa acessá-los de qualquer lugar. É mais ou menos isso que a Apple pode nos apresentar na semana que vem.

O retorno de Jobs

Steve Jobs não está tão sumido assim: ele já deu as caras para apresentar ao mundo o iPad 2, em março.  Mesmo assim, o homem mais famoso da Apple ainda está de licença médica faz um bom tempo, para tratar de problemas de saúde, e sua presença não ocorre por qualquer motivo.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Por isso, a confirmação de Steve Jobs como um dos presentes traz ainda uma expectativa maior: será que um produto ainda importante do que os listados acima será anunciado no WWDC? As esperanças de um novo iPhone, por exemplo, ainda não acabaram, ainda mais com o desenvolvimento do novo iOS.

Será que veremos um novo iPhone na WDCC 2011? (Fonte da imagem: Divulgação / Apple)

De qualquer forma, Steve Jobs estará lá – e sua presença, junto com seus discursos inspiradores e animados sobre as novidades da Apple, proporciona um grau ainda maior de importância ao evento.