O iPhone 7 pode ser uma ótima ferramenta pra você que curte carros

3 min de leitura
Imagem de: O iPhone 7 pode ser uma ótima ferramenta pra você que curte carros

O novo iPhone 7 foi lançado há pouco tempo e trouxe várias novidades bacanas, principalmente relacionadas ao conjunto ótico do aparelho. Para as pessoas normais isso se traduz em selfies e fotos de paisagem mais bonitas. No entanto, para todo bom gearhead que se preze, isso só significa uma coisa: mais fotos sensacionais do seu carro (ou dos carros maneiros de propriedade alheia).

Então, se você tira fotos, filma, mexe no seu carro, não se importa em não poder usar fones convencionais e ainda tem pelo menos um dos rins e depois de adquirir o último lançamento da Maçã, é hora de descobrir como você pode usar o novo superaparelho em benefício dessa sua mente que só pensa em veículos e coisas motorizadas maneiras – ou que gosta de descobrir funções maneiras no seu smartphone.

Estabilização ótica de imagem é algo maneiro pra caramba

Ela já está aí há bastante tempo – desde o Lumia 920, pra ser mais específico –, mas os modelos da Apple começaram a trazer a estabilização ótica de imagem como padrão há pouco tempo. A inclusão disso de uma vez por todas nos iPhones 7 e 7 Plus vão te ajudar a gravar vídeos maneiros dentro de carros e até mesmo fora, principalmente nas cenas em movimento.

Isso porque a OIS, como é popularmente conhecida, faz pequenos ajustes na posição das lentes da câmera caso você não consiga parar de tremer depois de ver aquele modelo super exclusivo ou depois de dar uma volta animal de carona em um track day. Em situações de pouca luminosidade, em que o aparelho precisa se apoiar em uma alta exposição para garantir imagens com pouco ruído, a função também é uma mão na roda.

Resistência à água – e também óleo, fluídos e tudo mais

Se você faz o tipo que gosta de sujar a mão de graxa, a resistência do iPhone aos líquidos (IP67) é uma ótima notícia: agora você pode se enfiar debaixo de um carro com seu smartphone caríssimo no peito sem medo estragá-lo caso algum líquido caia nele – e por líquido entenda que pode ser desde óleo de motor até líquido de arrefecimento.

Mas por que alguém se enfiaria debaixo de um carro com um smartphone, você me pergunta? As opções são variadas: às vezes você precisa consultar um manual online, ver um vídeo de como desfazer uma besteira que você aprontou ou ainda consultar uma tabela que diz a quantidade de torque que você deve aplicar nos parafusos. Ou você simplesmente quer ouvir um som maneiro enquanto trabalha no seu carro. Ou você precisa justificar pras pessoas sobre os motivos de você ser ausente porque prefere cuidar do seu carro do que conviver socialmente. Nunca se sabe.

Um flash ultrapoderoso! YES!

O flash do iPhone 7 e do 7 Plus é 50% mais claro que dos aparelhos anteriores, graças ao sistema quad-LED True Tone, o que significa que você terá uma lanterna superpotente no seu bolso enquanto seu smartphone tiver bateria, o que significa que os caminhos obscuros do cofre do motor não serão mais tão obscuros assim.

Lente com ângulo mais amplo, maior abertura e modo de profundidade de campo

O mundo da fotografia é tão complexo quanto o da mecânica – e as duas são beneficiadas pela tecnologia. O conjunto ótico dos novos iPhones são um ótimo exemplo disso: as lentes com maior abertura (de f/2.2 para f/1.8) podem ajudar você a fazer uma fotos maneiríssimas considerando que serão feitas com um smartphone.

No caso do iPhone 7 Plus isso é amplificado pela duas lentes da câmera traseira: uma tele e outra de ângulo amplo podem ajudar a conseguir mais detalhes de um espaço pequeno, como interiores e cofres de motor. A cereja no bolo, no entanto, vem com o modo “profundidade de campo”, ou Depth-of-Field do lado de lá da rua, que será lançado como um software futuramente.

Ele dá aquela desfocada maneira no fundo da imagem, deixando o objeto principal em grande destaque – e carros, claro, merecem ser destacados.

Demonstração feita por Mike Roselli, do Jalopnik

É claro que as funções citadas aqui não são necessariamente novidades em celulares e existem outras opções, mas se você é daqueles que faz questão de ter os produtos da Apple, são pontos que reafirmam que talvez ele seja uma boa compra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.