Veja a história por trás do papel de parede da Via Láctea do iPhone 6

2 min de leitura
Imagem de: Veja a história por trás do papel de parede da Via Láctea do iPhone 6
Imagem: Apple

Quem viu as várias imagens promovendo o iPhone 6 certamente já teve a chance de observar aquele papel de parede impressionante, que mostra a foto de um chalé, na montanha, com um céu estrelado e uma belíssima visão da Via Láctea. Se você parou para pensar, saiba que o pessoal do site 500px ISO também; e assim, eles foram atrás do autor dessa cena e o entrevistaram para saber tudo sobre a fatídica foto.

Aqui é provável que muitos se surpreendam: o autor da foto, Espen Haagensen, não é um fotógrafo, e sim um desenvolvedor de um grande banco da Noruéga. Na entrevista, ele explica que a fotografia é apenas um hobby resultante de seu outro passatempo, que é escalar algumas das montanhas do país. “Na maior parte do tempo, eu vou a viagens para passar o tempo nas montanhas. A fotografia é apenas algo que eu faço quando estou nas montanhas”.

E quanto à fatídica foto? Confira a história de Haagensen para ela logo abaixo:

“Pelos últimos anos, eu tenho feito uma viagem para essa cabana Demmevass com o grupo de montanhistas da Associação Norueguesa de Trilhas. A cabana é uma cabana de acesso livre pertencente à associação, e está aberta para todos. Nós frequentemente trazemos essa tradicional comida norueguesa de Natal chamada Pinnekjott, e preparamos ela ali na cabana. A cabana é alcançável por skis, aproximadamente cinco horas de ski da linha de trilhos em Finse, o ponto mais alto da linha de Bergen Oslo.

Finse é um bom lugar para achar neve cedo na temporada de ski. Na maioria das vezes, eu checo o clima antes de ir para viagens de ski, mas o clima está sempre mudando, então eu normalmente trago todas as minhas coisas de fotografia. Eu estive aqui várias vezes antes, então eu já sabia de que equipamento eu precisava. Nesta noite, havia uma Lua na maior parte do tempo, então eu tirei algumas fotos um pouco antes da meia-noite. Quando a Lua desapareceu dos céus, eu pude tirar essa imagem que você vê no papel de parede do seu iPhone.”

À esquerda, a foto original. À direita, a versão usada pela Apple.

Vale notar que a foto original, que você pode conferir clicando aqui, possuía a cabana citada por Haagensen – esta, entretanto, foi retirada na versão usada pela Apple. E para os fanáticos que estão se perguntando, ele utilizou uma Canon 5D3 com uma Nikon 14-24 adaptada. Já a compra da foto foi um simples acaso, visto que ele coloca algumas de suas imagens à venda em serviços online.

Uma surpresa até para Espen

Talvez o mais curioso de tudo, no entanto, seja saber que Haagensen não tinha a menor ideia de que sua imagem estava sendo utilizada pela Apple até o lançamento do aparelho. Segundo ele, foi um colega que comentou da possibilidade: “Eu disse que eu não sabia, mas talvez fosse.”, contou, “então eu achei meu Mac e dei uma olhada na transmissão do lançamento do iPhone. Eu achei minha imagem por todo o lugar!”.

Ao menos parece que, pare ele, o resultado foi benéfico. “Isso deu início a um dia de muita atenção da mídia. Primeiro, a história saiu em alguns jornais online, então na rádio nacional e na TV nacional”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.