Apple corta produção diária do iPhone 5C pela metade

1 min de leitura
Imagem de: Apple corta produção diária do iPhone 5C pela metade

Futuro do iPhone 5C tem levantado dúvidas. (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

O que todos acreditavam que seria um iPhone de baixo custo acabou se revelando o iPhone 5C, um aparelho de qualidade inferior aos da linha tradicional da Apple, mas ainda assim com o preço nas alturas, pelo menos sem contratos com operadoras.

Dificilmente uma coisa desse tipo daria certo em mercados em que os concorrentes ficam cada vez mais baratos, como é o caso da China e, em menor escala, até o Brasil. Para dar um pouco de embasamento a essa teoria de fracasso do iPhone 5C, que começou a circular no momento de seu lançamento, rumores têm indicado que a Maçã cortou pela metade a quantidade de produção do dispositivo na China, passando de 300 mil unidades por dia para “apenas” 150 mil.

As informações são do site chinês C Technology, que afirma ter conseguido esse detalhe de fontes internas da empresa. Ainda assim, é necessário ter um pouco de cautela ao afirmar que o corte na produção se deu por conta de um volume de vendas inferior ao esperado, já que a empresa pode ter tomado tal decisão apenas porque já conseguiu estabilizar seus estoques. Com isso, não faria sentido produzir tantas unidades a mais.

Não é um grande sucesso como o 5S

Mesmo assim, é possível dizer que o iPhone 5C não está mostrando o desempenho de vendas que era esperado para o aparelho, pelo menos na China, onde ele está sendo comercializado com preço bem mais salgado que nos EUA sem contrato com operadoras: 4.488 Yuan ou R$ 1.598. O iPhone 5S, entretanto, parece estar se dando muito bem por lá.

Assim como no Brasil, na China também existe o chamado “mercado cinza”, pelo qual aparelhos são comprados em um país com preços mais competitivos e vendidos em locais onde os valores estão bem altos, mas com uma parcela de desconto. Esse tipo de venda, entretanto, parece estar com tudo no país asiático, sendo possível encontrar o iPhone 5C nesse comércio por até R$ 1 mil.

O problema é que não existe uma contabilização exata desse tipo de comércio, não sendo possível avaliar o verdadeiro desempenho das vendas no geral ou ainda comparar com o que a Apple estaria esperando vender, quando nem mesmo sabemos quais seriam as expectativas da empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.