A Apple liberou nesta semana o iOS 9 de forma gratuita para várias versões do iPhone, incluindo um modelo bem antigo: o iPhone 4S.

Apesar de apresentar compatibilidade, muitos usuários ficam com a pulga atrás da orelha, ainda mais depois da decepção que alguns tiveram ao fazer a atualização para o iOS 8. Afinal, o novo sistema roda legal no smartphone mais antigo da Apple?

De acordo com os testes dos sites Wall Street Journal e Gizmodo, o sistema está bem melhor que o antecessor. A atualização exige apenas 1,3 GB de espaço livre, o que já é um grande avanço, principalmente para quem tem aparelhos com armazenamento mais limitado.

Após fazer o update, o tempo de inicialização não é tão ruim, sendo que o smartphone está pronto para uso em pouco mais de 60 segundos. O grande problema mesmo fica por conta de alguns apps e da interface como um todo, que são otimizados para tela maiores e com resoluções avantajadas. Neste caso, o iPhone 4S sai na desvantagem.

Algumas melhorias foram feitas no aplicativo de fotos, de modo que está bem mais rápido para conferir as imagens, mas o mesmo não pode ser dito do aplicativo de câmera. Conforme o relato do Gizmodo, o iPhone 4S leva uma vida inteira para processar o clique do usuário e você vai perder o momento daquela foto tão engraçada.

No fim das contas, os dois sites concluíram que o desempenho não ficou tão ruim. Além disso, é bom considerar a questão dos suportes aos aplicativos, já que muitos desenvolvedores podem abandonar o suporte ao iOS 7 em breve. Você já testou o iOS 9 no seu celular? Está gostando do desempenho?

Cupons de desconto TecMundo: