Osmo Masterpiece ensina a desenhar com a ajuda do iPad

2 min de leitura
Imagem de: Osmo Masterpiece ensina a desenhar com a ajuda do iPad

Se você nunca levou jeito para o desenho e fazia feio até esboçando homens de palitinho, o aplicativo Masterpiece da Osmo pode te ajudar. Caso você já seja um artista e queira expandir sua experiência, também vai encontrar muita utilidade nessa aplicação feita exclusivamente para iPad

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Masterpiece transforma qualquer imagem, seja foto tirada ou imagem baixada, em um rascunho com linhas de orientação, que vai servir como a base para você desenhar por cima. É aí que entram o suporte para iPad e o espelho especial produzido pela Osmo, um componente que é encaixado na frente da câmera do tablet e que foi considerado pela revista Time uma das maiores invenções do ano de 2014.

Ao colocar uma folha de papel em branco em frente ao iPad, o espelho permite que a câmera do dispositivo capture a imagem da mão do desenhista e a mostre sobre o rascunho que aparece na tela. Conforme você vai riscando o papel, o iPad mostra sua mão e seus traços por cima das linhas de orientação do rascunho da imagem.

Desenvolvendo a criatividade

Fazendo isso, é como se você estivesse desenhando por cima de linhas de orientação, mas que aparecem apenas na tela do iPad, enquanto o desenho fica sozinho no papel. Pode parecer apenas um exercício de cópia, mas, segundo os desenvolvedores, depois de um tempo, a pessoa passa a não respeitar todas as linhas de orientação e trabalha mais livremente no desenho.

Numa época em que o ensino nas escolas é cada vez mais engessado, o uso do Masterpiece por crianças pode ajudar a desenvolver a criatividade e a dar confiança a elas em relação a suas produções artísticas.

Outras opções para usar a invenção da Osmo

Além do Masterpiece, a Osmo possui também alguns jogos feitos para serem usados em conjunto com o espelho e o suporte para iPad. Osmo Tangram é um jogo no qual o iPad mostra uma figura montada a partir de figuras geométricas, e o jogador deve replicar a imagem na área de visão do espelho usando peças fornecidas pela própria Osmo. O aplicativo reconhece a imagem montada, e, quando ela está correta, uma nova figura é disponibilizada.

O aplicativo Osmo Words é um jogo similar à forca, onde dois jogadores devem adivinhar uma palavra. A diferença é que a palavra deve ser montada na área de visão do espelho com peças também fornecidas pela Osmo. O primeiro jogador a montá-la corretamente vence a disputa.

Já Osmo Newton é um divertido jogo no qual você deve dispor objetos na área de visão do espelho para ajudar a conduzir uma bolinha até seu objetivo. Qualquer coisa pode ser utilizada, o que ajuda a desenvolver a criatividade do jogador.

Feito para quem?

Outras funções para essa tecnologia estão para ser reveladas muito em breve. Segundo os desenvolvedores, ainda não se conhece o potencial total desse dispositivo. Uma das descobertas feitas é que ele pode transformar qualquer coisa em um mouse, visto que lê qualquer superfície e detecta o movimento e o formato daquilo que enxerga.

A intenção principal da Osmo é desenvolver o convívio social real em torno de seus aplicativos. Todos eles são feitos para serem jogados em grupo e, por isso mesmo, não requerem conexão de internet nem permitem partidas online. Todos os jogadores devem se reunir em torno de um único iPad para se divertirem juntos.

Apesar de inicialmente terem sido desenvolvidos para crianças e de estarem sendo testados em diversas salas de aula por alunos e professores, Osmo Masterpiece e os outros aplicativos são recomendados para pessoas de todas as idades por proporcionar um desafio criativo e divertido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.