Por dentro da maçã: 1a edição

9 min de leitura
Imagem de: Por dentro da maçã: 1a edição

Todo mundo já mexeu em um iPod, muitos já brincaram em um iPhone e o Mac está, enfim, caindo no gosto dos usuários. Aos poucos, a sofisticada tecnologia da Apple vai fazendo parte da vida do brasileiro. É por este e outros motivos que a maçã merece um lugar de destaque no Baixaki.

No portal, já se tem a seção de downloads Mac, que conta com milhares de programas pagos e gratuitos para deixar o dia a dia Mac ainda melhor. Um punhado de artigos relacionados à marca de Cupertino também podem ser encontrados na parte de tecnologia. Porém, é preciso mais.

Pensando nisso, foi criado o Por Dentro da Maçã, uma espécie de artigo especial que traz para você as principais notícias da semana relacionadas à Apple. O Por Dentro da Maçã é postado todas as sextas-feiras e conta com rumores, novos produtos, aplicativos e tudo o que tiver a ver com a empresa de Steve Jobs.

Por dentro da maçã

Então, se quiser ficar bem informado sobre tudo o que rola no pomar, é melhor reservar alguns minutos do seu dia e dar uma passadinha no Baixaki.

 Sem mais delongas, vamos ao que interessa: o que a Apple aprontou durante esta semana que chega ao fim?

5mil aplicativos com conteúdo sexual são removidos da AppStore

Os critérios de aprovação para os aplicativos na AppStore sempre foram polêmicos. Agora, a Apple decidiu que qualquer app que contenha imagens de nudez feminina (e eventualmente masculina) ou simples conotação sexual deve ser banido. Pela moral e os bons costumes, a empresa fez uma faxina geral e removeu 5 mil apps, sem nenhum aviso prévio ou explicação.

Não foram removidos apenas os apps voltados para o entretenimento adulto. Todos os apps de humor que apresentavam um teor sexual - por menor que fosse - também foram exterminados.

Remoção de  aplicativos com nudez

Quatro dias após a revolução, a Apple decidiu se explicar. Phil Schiller, executivo da empresa, falou ao New York Times e disse que a intervenção aos aplicativos "eróticos" aconteceu devido ao grande número de reclamações de mulheres e pais sobre o conteúdo disponibilizado na AppStore.

Com a chegada do iPad, é muito provável que a Apple esteja pensando nos estudantes e nas crianças que possam vir a ter acesso à loja de aplicativos.

Rumores recentes envolvendo desenvolvedores afirmam que a loja de aplicativos conta com uma sessão exclusiva para os aplicativos tidos como "explícitos", porém, não está em uso. Ao ser questionada sobre isso, a Apple não desmente a existência da nova categoria, mas afirma que não pretende ativá-la tão em breve.

Categoria

O desenvolvedor do Wooble iBoobs, um dos apps removidos, revoltou-se e criou uma lista com as sete novas proibições da AppStore. Os aplicativos da AppStore ficam proibidos de apresentar:

1. Imagens de mulheres em biquínis;

2. Imagens de homens em roupas de banho;

3. Pessoas mostrando mais pele do que roupa;

4. Silhuetas provocantes;

5. Conotação sexual de qualquer tipo;

6. Imagens ou frases sexualmente estimulantes;

7. Conteúdo sexual, mesmo que indireto.

Certos ou não, o fato é que o pessoal da Apple pegou pesado e expulsou qualquer App que envolva palavras, imagens ou conotação sexual. O mais curioso é que o aplicativo oficial da Playboy, uma das revistas masculinas mais famosas do mundo, continua por lá.

Apple se mantém no primeiro lugar na pesquisa de confiabilidade da RESCUECOM

Quando o assunto é manutenção e suporte a computadores em âmbito residencial ou empresarial, a RESCUECOM é um dos nomes que se destaca nos Estados Unidos. Há alguns anos a empresa vem divulgando o chamado índice de confiabilidade.

Este número que indica o quão confiável é uma marca de computadores e baseia-se no market share (fatia de mercado) da empresa, qualidade do hardware e software, qualidade do atendimento pós-venda e no número de requisições de suporte.

Apple e escritórios: dupla que combina

A Apple permanece em primeiro lugar com 365 pontos, seguida da Asus (305), IBM/Lenovo (305), Toshiba (199) e HP/Compaq (149). De acordo com a empresa, a Apple tem hoje um market share de 8%, mas apenas 2.2% de todos os chamados de suporte da RESCUECOM em 2009 foram relacionados a MacBooks, iMacs e Macs Pro.

Falando em ambiente corporativo, vale mencionar que os Macs estão cada vez mais presentes dentro de empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela Enterprise Desktop Alliance, cerca de 65% dos 500 entrevistados já possuem Macs em seus ambientes de trabalho.

Deste grupo, dois terços pretendem aumentar ainda mais a participação dos computadores da maçã no escritório. A segurança e a produtividade são as principais vantagens apontadas.

Patentes descobertas: câmera frontal, gestos na câmera do iPhone e comunicação de pequeno alcance (NFC)

Há tempos a Apple vem estudando a comunicação de pequeno alcance, também conhecida como Near Field Communications. Até agora, nada que faça uso desta tecnologia foi apresentado, mas patentes descobertas recentemente indicam que o interesse continua grande. Um dos principais usos do NFC é a facilitação dos pagamentos via celular, substituindo cartões de crédito e cheques.

Nova patente sobre  NFC

A Apple vai além dos pagamentos e, ao que tudo indica, pretende integrar o MacBook Pro e o iPhone de forma jamais vista, transmitindo ações especiais do iPhone para o laptop. Outra possibilidade apontada é a integração do smartphone a serviços de segurança de um edifício ou de sua casa. Sistemas de identificação estariam disponíveis e muito bem protegidos por meio de senhas e encriptação.

Câmera frontal

Outras patentes que vêm à tona envolvem uma câmera frontal, reconhecimento de gestos na câmera e um mouse giratório no iPhone. Registrada em 2008, a invenção revela projetos para a adaptação de lentes em portáteis utilizando câmeras de diferentes fornecedores.

Nova patente

Imagine que você está conversando com um amigo no iPhone e queira atender outra chamada ou criar uma conferência sem precisar tirar o aparelho da orelha. Isto é possível? Uma outra patente mostra que a câmera localizada na parte de trás do smartphone poderia reconhecer determinados gestos, facilitando ações relacionadas à conversa como transferir ligações e muito mais.

Mouse

O mouse integrado, chamado de "rock nroll", fica em uma base rotatória e permite que seja inclinado em todas as direções. Vale lembrar que estas são apenas patentes e não quer dizer que as novidades estarão presentes nos produtos Apple.

Steve Jobs está em pé de guerra com o Adobe Flash

Um dos pontos mais criticados do iPad, novo tablet lançado pela Apple, é a ausência do suporte ao flash. A esperança dos usuários era a implementação deste suporte em uma próxima versão do iPhone OS, porém Steve Jobs decidiu acabar de vez com este sonho.

Durante sua visita ao jornal Wall Street, Jobs criticou o Adobe Flash mais uma vez, acusando o plugin de trazer centenas de erros, brechas de segurança e de fazer um uso exagerado da CPU. De acordo com o CEO, se o iPad tivesse suporte ao flash, a autonomia da bateria seria reduzida a meros 90 minutos, contrastando com as 10 horas prometidas pela Apple.

A batalha do Flash

A intenção de Jobs é convencer as grandes publicações a abandonar o flash e partir para o uso da dupla HTML5 + H.264. Será que isso vai dar certo?

Casal decide se casar dentro de uma loja da Apple

Joshua Li e Ting Li se conheceram dentro da Apple Store localizada na 5a Avenida, em Nova York. Ela estava tentando comprar um iPod e ele era um MacManíaco. iPod pra cá, Mac pra lá e o amor aconteceu. Nada mais justo, então, do que celebrar a união debaixo da macieira.

O casamento teve jeito de flash-mob, já que a Apple não autorizou a realização do evento dentro de sua loja. Os noivos chegaram e um padre no melhor estilo Steve Jobs (com gola rolê e tudo mais) selou o matrimônio.

Alianças em um iPod Classic

Os funcionários resolveram não intervir e a história do casamento se espalhou rapidamente pelo pomar. Sabe do melhor? As alianças estavam entrelaçadas junto a um iPod Classic. Confira o vídeo da cerimônia, gravado pelo vendedor de cachorro-quente que fica em frente à Apple Store.

App oficial do Oscar

Falta pouco para a entrega dos Oscars, a maior premiação no mundo do cinema. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas lançou o aplicativo oficial do evento, que pode ser baixado por qualquer usuário do iPhone ou iPod touch.

O aplicativo traz as listas de indicados para todas as 24 categorias do Oscar, detalhes e até mesmo os trailers dos filmes. O mais divertido é a possibilidade de apostar nos vencedores, com direito a gráficos de probabilidade e muito mais. Todas as informações podem ser compartilhadas por SMS, Twitter, Facebook ou email.

The Oscars

A entrega dos prêmios aconcete no dia 7 de março, às 23 horas. Quem tiver interesse, poderá acompanhar o resultado ao vivo por meio do aplicativo.

Cruzeiro de luxo terá uma espécie de revenda Apple a bordo

O luxuoso navio Celebrity Eclipse contará com um iLounge, um espaço com mais de vinte MacBooks Pro para que você possa navegar na web ou acessar seus emails, uma revenda autorizada completa e serviço de bar.

Celebrity

Também haverá treinamentos de softwares da Apple, como o iPhoto, iMovie, iDVD e iWeb. O Celebrity passa pelo Alasca, Caribe, Europa, América do Sul, Canadá e Nova Inglaterra. Agora não tem desculpas para ir a um cruzeiro e ficar sem um MacBook.

iPhone OS 4.0 dia 14 de março?

O lançamento do iPad foi um anúncio subjetivo do novo iPhone OS 4.0. Assim, o novo sistema operacional deve ser apresentado antes da chegada do tablet ao mercado. O RedmondPie e o 9to5 Mac receberam algumas informações que marcam a apresentação do novo SO para o dia 14 de março.

iPhone OS 4.0

Tudo seria normal se não fosse por um detalhe: 14 de março é um domingo. O boato torna-se, então, um pouco improvável, mas em termos de Apple, nada é impossível.

iTunes Store bate as 10 bilhões de músicas baixadas

A iTunes Store atingiu o marco de 10 bilhões de downloads de música na noite da última quarta-feira, dia 24. A música que atingiu o número foi "Guess Things Happen That Way", do cantor Johnny Cash, baixada por Louie Sulcer, morador de Woodstock, cidade que fica na Georgia, Estados Unidos. O felizardo foi contemplado com um GiftCard no valor de 10 mil dólares.

iTunes Store


A iTunes Store oferece hoje um catálogo com mais de 12 milhões de músicas, 55 mil episódios de programas de TV e 8500 filmes para compra ou aluguel. Todo este acervo pode ser acessado mediante a criação de uma conta. Entretanto, a iTunes Store ainda não está disponível no Brasil.

Clique para visualizar a imagem por completo

A GigaOm, empresa que lida com redes sociais e tecnologia em geral, desenvolveu um interessante infográfico que mostra toda a trajetória da loja de músicas da Apple até os 10 bilhões de downloads. Para visualizar a imagem completa, clique na figura abaixo.

Steve Jobs completa 55 anos

Créditos All About  Steve Jobs

Créditos: All About Steve

Steve Jobs, CEO e co-fundador da Apple completou 55 anos de vida na última quarta-feira. Logo neste dia a iTunes Store completou os 10 bilhões de músicas baixadas. Nada mal para um presente de aniversário, hein?

Reunião anual dos acionistas mostra boa fase da maçã

Acionistas da Apple se reuniram na última quinta-feira para a famosa reunião anual, na sede da empresa em Cupertino. O assunto principal, como é de se imaginar, foi dinheiro. A Apple hoje possui mais de 40 bilhões de dólares em seus cofres, o que deixa os acionistas e o próprio Steve Jobs com um sorriso de orelha a orelha.

De acordo com Jobs, a Apple deve usar este dinheiro para ir além e realizar investimentos que tenham um bom retorno, mesmo que a longo prazo. Um dos planos da empresa abordados na reunião foi a abertura de cerca de 25 lojas Apple na China ainda este ano.

Loja na China

Apple Store em Beijing, na China

Outro assunto bastante comentado foi a preocupação da Apple com o meio ambiente. Apesar de ter melhorado bastante e ser, hoje, um dos exemplos na luta pela natureza, a maçã ainda tem um longo caminho pela frente antes de ser considerada verde.

Apple divulga novos comerciais do iPhone

Fiques ligados no Baixaki para mais novidades e não se esqueças: toda sexta feira é dia de Por Dentro da Maçã!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.