O que é a redução temporária de ruído do novo iPad?

1 min de leitura
Imagem de: O que é a redução temporária de ruído do novo iPad?

(Fonte da imagem: Reprodução / Apple)

Se alguém pedir para você listar as novidade do novo iPad, sua resposta não deve fugir muito dos seguintes itens: processador A5X, tela Retina Display com resolução de 2048x1536 pixels, melhor conectividade com a internet e novidades em aplicativos da Apple, como o iCloud.

Mas um item presente em um dos slides apresentados por Tim Cook também é um excelente avanço do tablet, entretanto, passou um pouco despercebido pelos espectadores – ou então não recebeu a devida importância, já que nem todo mundo sabe o que é a tal temporal noise reduction (redução temporária de ruídos, em tradução livre), um recurso que pode aumentar consideravelmente a qualidade dos vídeos gravados no iPad.

Como funciona?

Quando você tira uma foto ou grava um vídeo em uma qualidade qualquer em um ambiente com pouca luz, é muito difícil obter imagens sem os chamados ruídos, que são pixels soltos na tela formados pela falta de iluminação suficiente no sensor da câmera. No resultado final, eles dão a impressão de que você assistindo a uma TV fora de sintonia.

O tablet promete imagens com maior qualidade em qualquer ambiente. (Fonte da imagem: Reprodução / Apple)

A tal redução temporária é uma tecnologia mais comum em câmeras digitais, que permite a eliminação quase completa desse tipo de problema. Como os ruídos normalmente aparecem quando há muito movimento na tela, o tablet é capaz de formular um algoritmo para comparar quais pixels fazem parte dos detalhes da filmagem e quais estão atrapalhando a visualização, eliminando estes últimos e deixando o clipe o mais “limpo” possível.

E o que eu ganho com isso?

Mesmo sem saber qual a exata qualidade da câmera do novo iPad, é possível afirmar que só essa tecnologia já significa um grande avanço em relação ao aparelho anterior. Agora, gravações em vídeo podem ser feitas em ambientes de pouca luz sem a necessidade do disparo do flash ou de uma fonte externa, como uma lâmpada ou um spot profissional.

Se você não quiser gravar apenas em 1080p para economizar bateria ou memória, esse recurso faz com que até os vídeos em baixa qualidade fiquem com uma resolução bastante aceitável. Livre de ruídos, seus clipes vão parecer ainda mais profissionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.