Chrome 44: controle por gestos e suporte ao Physical Web chegam ao iOS

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 44: controle por gestos e suporte ao Physical Web chegam ao iOS

O navegador Google Chrome foi atualizado em sua versão 44 para o sistema iOS. E foram duas as grandes novidades lançadas aos mobiles da Apple. Agora, os comandos “voltar” e “avançar” pela web podem ser disparados a partir do deslizar sobre a tela para o lado; interação junto de aparelhos que compartilham do Physical Web (PW) é também ação possível às custas do novo Chrome para iOS.

Significa que dispositivos inteligentes podem ter um iPhone ou iPad como “controle remoto”. Lançado em 2014 pela Google, o padrão Physical Web é uma especificação para internet de código aberto que promete transformar uma série de produtos em verdadeiras extensões inteligentes de nosso cotidiano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pontos de ônibus ou sistemas de estacionamento, por exemplo, podem ser acessados a partir de um simples toque sobre a tela de um smartphone compatível com o protocolo livre (PW). Usuários podem então abrir o Today view (lançado em abril para Chrome 42) e, através de uma nova aba ou por comandos de voz, interagir com aparelhos que rodam o Physical Web.

A adição de conteúdo ao open-source da Google pode ser feita por desenvolvedores, é claro: é suficiente acessar a URL do recurso Eddystone, um novo formato de Bluetooth que promete facilitar a comunicação entre dispositivos que estão próximos entre si – o projeto pode ser acessado por meio do serviço de Web Hosting Compartilhado GitHub.

Interação entre iOS e dispositivo com suporte ao PW.

O modo de navegação foi, ainda, implementado: basta deslizar sobre a tela para a esquerda ou direita para avançar ou retroceder, respectivamente, por páginas da internet. Outras melhorias, como as relacionadas a desempenho e estabilidade, foram também feitas. Em novembro, a Google registrou o total de 400 milhões de usuários ativos do Chrome – isso apenas para a plataforma mobile.

Atualize o navegador em seu iOS por meio da própria iTunes, aqui.

Smartphones serão capazes de funcionar como controle remoto de aparelhos inteligentes no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.