Novo malware para iOS é descoberto por usuário do Reddit

1 min de leitura
Imagem de: Novo malware para iOS é descoberto por usuário do Reddit

(Fonte da imagem: Extreme Tech)

O iOS é tido como um dos sistemas operacionais móveis mais seguros da atualidade – além de ter uma base de usuários razoavelmente menor do que o Android, o SO da Apple possui regras internas um tanto restritas e não permite que o usuário instale aplicativos fora da App Store, o que reduz muito a possibilidade de contaminação por algum arquivo malicioso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, há quem submeta seus gadgets da Apple pelo processo popularmente conhecido como jailbreak, eliminando essa barreira e instalando conteúdos que não foram devidamente certificados pela companhia de Tim Cook. A essas pessoas, fica o alerta: um usuário da rede social Reddit descobriu ser vítima de um novo malware para iOS até então desconhecido pelas empresas especializadas em segurança digital.

Batizado de Unflod Baby Panda, o vírus afeta todo e qualquer aparelho que sofreu jailbreak e está programado para roubar Apple IDs dos dispositivos infectados, enviando essas credenciais para seus criadores (que, ao que tudo indica, são chineses). De acordo com a SektionEins, empresa alemã que começou a estudar o malware, a infecção ocorre durante a instalação de apps distribuídos em sites asiáticos.

A companhia afirma ainda que é possível eliminar o script malicioso de forma manual, mas a forma mais segura de se livrar dele é fazendo um reset completo do gadget infectado – afinal, o Baby Panda também pode servir de porta de entrada para outros malwares ainda mais perigosos.

Ou seja: se você possui um iPhone ou iPad com jailbreak e não quer ter que restaurar seu dispositivo, é melhor tomar cuidado com o que anda colocando no aparelho a partir de hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.