(Fonte da imagem: Reprodução/App Store)

Imagine-se batendo papo com uma pessoa pelo celular quando você fica sem conexão com a internet ou sinal da operadora. Em vez de reclamar, usuários de dispositivos iOS ganharam uma nova forma de manter a conversa offline.

Trata-se do aplicativo FireChat, um mensageiro que permite a comunicação entre pessoas via iPad, iPhone ou iPod touch mesmo sem sinal algum. Isso porque o serviço usa a tecnologia Multipeer Connectivity Framework. Essa plataforma, introduzida no iOS 7, reconhece dispositivos próximos por WiFi, Bluetooth e conexões peer-to-peer, permitindo um canal e comunicação entre eles.

Se ninguém com iOS estiver próximo de você, o programa cria um chat "global" bastante movimentado e caótico com todas as pessoas na rede que estão conectadas. A ferramenta não exige cadastro e é possível manter-se anônimo nas conversas, mas o alcance da conexão é de cerca de 30 metros.

Uma das ideias do app é fazer com que você faça mais amigos ou até troque provocações com a outra torcida em um estádio, por exemplo. Ainda assim, fica a pergunta: se você está tão perto assim das pessoas, não vale mais a pena continuar a conversa pessoalmente?

O FireChat é leve, gratuito e pode ser baixado por este link.

Cupons de desconto TecMundo: