iOS: 9 dicas para fazer a bateria durar mais

4 min de leitura
Imagem de: iOS: 9 dicas para fazer a bateria durar mais

A crescente quantidade de recursos e aplicativos disponível nos aparelhos da maçã tem feito as baterias sofrerem para conseguir alimentar tudo, mesmo que novas tecnologias de fabricação e de gerenciamento de energia tenham sido empregadas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para resolver esse problema, nós podemos otimizar o uso do aparelho e desativar alguns itens que talvez sejam desnecessários ao nosso dia-a-dia. Com isso, é possível fazer a bateria durar mais tempo e acabar com a necessidade de levar o carregador para todo canto.

1. Sistema de localização

O sistema de localização oferecido pelo GPS dos aparelhos é, sem sombra de dúvidas, algo muito útil em qualquer smartphone. Porém, a conexão constante com os satélites pode fazer a bateria se esgotar rapidamente.

Para evitar que isso aconteça, basta desativar o serviço de localização quando ele não é necessário. Você pode fazer isso entrando em Ajustes, Privacidade e desmarcar o item “Serviço de Localização”. Caso você não queira desativar a função por completo, é possível liberar o acesso ao GPS somente para alguns aplicativos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Importante: O serviço de localização é necessário para que você possa utilizar a função “Buscar o meu iPhone” disponível no iCloud. Portanto, só desative o GPS se você não utiliza esse recurso.

2. Bluetooth

O Bluetooth é um recurso muito interessante para quem possui um iPhone e gosta de utilizar fones de ouvido sem fios. Através dele também é possível compartilhar conexões de internet com outros aparelhos. No entanto, caso você não esteja utilizando esse ou outros recursos permitidos pelo Bluetooth, sua bateria está sendo desperdiçada.

Para desativar o Bluetooth, acesse Ajustes, Bluetooth e desligue a conexão.

3. Plano de dados e Wi-Fi

A conexão com a internet é indispensável em qualquer smartphone hoje em dia. Porém, esse recurso exige que o aparelho fique o tempo todo buscando pelo sinal de antenas de celular ou roteadores Wi-Fi e isso tudo consome muita energia. Uma dica importante é manter esses serviços habilitados apenas quando você precisar deles.

Para desativar a conexão Wi-Fi, acesse a tela de configuração do aparelho e entre no item “Wi-Fi”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para desativar a conexão de dados, acesse Ajustes, Geral e depois Celular. Dentro dessa tela é possível desativar somente o 3G e manter a internet ativada, o que já pode servir para economizar um pouco de energia. Para desligar a rede completamente desmarque o item “Dados do Celular”.

4. Notificações

O menu de notificações foi um recurso implementado a partir do iOS 5 para facilitar a comunicação e a exibição de mensagens nos aparelhos da Apple. É possível receber mensagens do Twitter ou do Facebook mesmo com o aparelho em espera, por exemplo.

Porém, para que isso seja possível, é preciso que o sistema fique ativo na memória monitorando a atividade dos aplicativos, desperdiçando recursos do aparelho e, consequentemente, acabando com a bateria mais rapidamente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para desativar as notificações, acesse Ajustes e depois, Notificações. Dentro dessa tela é possível escolher quais aplicativos podem enviar mensagens de alerta. Como é possível desligar apenas um de cada vez, não é preciso eliminar completamente o recurso do aparelho.

5. Obter novos dados de email

Estar sempre atento à sua caixa de email é importante, porém, se você deixa esse recurso ativado o tempo todo no seu iPhone, a chance de que a sua bateria se esgote rapidamente é muito maior.

Para desativar a obtenção de novos dados de email, acesse Ajustes depois vá em Mail, Contatos, Calendários e desmarque a opção “Obter Novos Dados”.

6. Diminua o brilho da tela

O brilho da tela é um dos campeões em consumo de bateria, já que a sua intensidade é diretamente proporcional ao consumo de energia.

O iOS permite que você ajuste o controle de brilho para o modo automático, dessa forma, o aparelho pode aproveitar os sensores presentes na tela para aumentar ou diminuir a intensidade de luz de acordo com o ambiente. Contudo, é recomendável deixar o brilho sempre baixo para otimizar o sistema.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para configurar essas opções, acesse Ajustes e, em seguida, entre na opção “Brilho e Imagem de fundo”.

7. Aplicativos abertos em segundo plano

Quando você pressiona a tecla Home no seu dispositivo iOS, o aplicativo em execução não é fechado. Ele permanece aberto na memória, através de um recurso chamado “Fast Switch”. Assim, quando você quiser acessá-lo novamente, pode continuar o trabalho com maior agilidade. Contudo, essa função castiga um pouco a bateria do aparelho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para fechar definitivamente os aplicativos abertos em segundo plano, pressione o botão Home duas vezes. Quando o gerenciador de tarefas abrir, toque e mantenha pressionado algum dos ícones de programas residentes na memória até que um sinal vermelho apareça no canto do ícone. Basta clicar nesse ícone para fechar definitivamente o aplicativo.

8. Mantenha o seu aparelho atualizado

Uma dica simples, mas importante, é manter o seu iOS sempre atualizado. Isso garante que possíveis falhas no sistema de gerenciamento de energia sejam corrigidas, garantindo o funcionamento do seu telefone.

9. Cuidado com aplicativos não certificados pela Apple (jailbreak)

O jailbreak é um recurso muito útil para “libertar” o aparelho e instalar um grande número de aplicativos e modificações no sistema. Contudo, um dos maiores problemas dessa atividade é trabalhar com softwares não certificados pela Apple, ou seja, nenhum passou por um controle de qualidade antes de ser disponibilizado para download.

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Isso pode render aplicativos defeituosos que, por algum motivo, ficam sugando a energia da bateria sem motivo aparente. Caso isso esteja acontecendo com o seu aparelho, antes de qualquer dica de otimização de bateria, verifique se foi feito jailbreak no seu dispositivo. Caso a resposta seja positiva, procure por aplicativos não oficiais instalados e remova todos até encontrar o culpado pelo problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.