Eu aposto que você já estava preocupado com o sumiço da nossa tradicional lista de melhores apps e jogos para iOS, não é mesmo? Pois bem: saiba que a nossa seleção, que costumava ser publicada semanalmente (sempre às quintas-feiras), passou a ser mensal, indo ao ar na última semana de cada mês. E cá estamos nós apresentando a vocês os programas e games que se destacam ao longo de junho.

Nesta edição, temos o lançamento do aplicativo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016, que reúne uma série de informações úteis a respeito da prova e é uma mão na roda para quem os candidatos. Já quem curte jogar no smartphone vai se divertir com Kickerinho World, uma espécie de endless runner tematizado com futebol — prepare-se para fazer embaixadinhas históricas em várias cidades ao redor do mundo.

Para fazer download dos apps citados abaixo, basta clicar em seus respectivos títulos para acessar suas páginas no Baixaki. Caso prefira, também é possível encontrar os programas e games através da App Store de seu próprio dispositivo — é só usar o recurso de pesquisa. Divirta-se com as nossas dicas e até a próxima semana!

APLICATIVOS

ENEM - 2016 (Gratuito)

O ENEM - 2016 é o aplicativo oficial da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio. Desenvolvido pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o programa traz uma série de informações importantes a respeito da prova, incluindo um cronograma completo com cada uma das etapas (inscrições, correções etc.)

Enem - 2016

Além disso, o software traz textos explicativos que orientam o aluno sobre o que fazer em cada um desses estágios, tal como um conjunto de perguntas frequentes (FAQ) que com certeza vai sanar todas as suas dúvidas. É possível até mesmo acompanhar sua inscrição e confirmar seus dados cadastrais, tudo através de seu telefone celular.

Storm - Radar, Storm Tracking (Gratuito)

O Storm é um aplicativo de meteorologia feito para internautas que não se satisfazem com pouca coisa. Mais do que simplesmente informar a temperatura atual e dar uma previsão do clima para os próximos dias, este utilitário permite visualizar um radar que mostra em tempo real a formação de tempestaes e outras catástrofes naturais (como furacões).

Graças ao seu suporte ao Apple Watch, o Storm consegue também enviar notificações de alerta sobre chuvas fortes em sua região para que você possa se preparar antecipadamente e não ser pego de surpresa. Com uma interface caprichada e dezenas de recursos bacanas, o programa pode ser baixado gratuitamente para iPhone e iPad.

Poto - Photo Collage Maker (Gratuito)

Se você gosta de usar editores de imagens para dar uma incrementada nas suas fotografias antes de compartilhá-las nas redes sociais, vale a pena dar uma conferida no Poto. Com este aplicativo de nome você cria colagens e pôsteres usando qualquer foto salva na memória de seu dispositivo móvel — a criatividade é o limite.

Poto - Photo Collage Maker

Além de uma série de templates prontos para você desenvolver uma montagem inédita, o utilitário também permite aplicar filtros de cor, inserir textos estilizados (são mais de 100 fontes disponíveis) e fazer ajustes básicos na imagem (cortar, girar, redimensionar etc.) O melhor de tudo é que o Poto está disponível gratuitamente na App Store.

NordVPN (Gratuito)

Já pensou em desbloquear todo o catálogo internacional da Netflix e ter livre acesso a serviços com restrição geográfica? E que tal poder navegar na internet sem medo de sofrer ataques cibernéticos, mascarando seu IP com endereços de servidores de 49 países diferentes? Com a ajuda do NordVPN, você pode fazer tudo isso e muito mais.

Com uma interface simples e tecnologia exclusiva de dupla criptografia, o programa promete ser um dos clientes de VPN mais ágeis do mercado e oferece suporte 24/7 aos seus usuários. É importante observar que, embora o app em si seja gratuito, é necessário assinar um plano mensal, semestral ou anual para usufruir do serviço do NordVPN.

GameDuck (Gratuito)

O GameDuck é uma plataforma social feita para quem ama jogar nos dispositivos móveis. O mais bacana é que, com ele, você consegue gravar vídeos de seus games prediletos e compartilhar esses filmes com seus amigos (ou internautas desconhecidos que gostem dos mesmos títulos que você). É necessário criar um perfil para utilizar o serviço.

GameDuck

Uma vez cadastrado, o usuário ganha uma espécie de canal — como no YouTube — para postar atualizações e clipes de seus jogos favoritos. A plataforma também é uma excelente ferramenta para quem quer coletar dicas para aquele game difícil e tutoriais para passar aquela fase desafiadora. O GameDuck é totalmente gratuito.

JOGOS

Dungeons Legends (Gratuito)

Chegou a hora de desbravar calabouços e exterminar hordas de demônios em busca de glória! Em Dungeons Legends, o jogador cria seu próprio personagem e parte em uma aventura perigosa para derrotar as forças do mal e coletar tesouros escondidos ao redor do mundo inteiro — seja como um espadachim, um curandeiro ou um defensor.

Com os itens preciosos e relíquias raras conquistadas no modo single player, você pode visitar a arena de batalhas PvP e lutar contra outros jogadores ao redor do globo. Com gráficos de alta resolução e controles simples (projetados especialmente para telas sensíveis ao toque), Dungeons Legends pode ser baixado gratuitamente na App Store.

The Sandbox Evolution (Gratuito)

Você se lembra de The Sandbox, jogo lançado para dispositivos móveis em 2012 em que você criava seus próprios mundos utilizando uma série de elementos? Pois saiba que o título acaba de ganhar uma sequência à altura da obra original. Em The Sandbox Evolution, o jogador consegue montar cenários até 10x maiores em comparação com o game anterior.

Além disso, você tem ainda mais elementos à sua disposição e pode até mesmo criar seus próprios games, espalhando plataformas, itens e inimigos nos mapas previamente construídos. The Sandbox Evolution é gratuito, mas é possível adquirir pacotes de elementos extras através de um sistema de compras in-app.

BICHOS : Tá Liberado! (Gratuito)

Inspirado no filme “Pets - A Vida Secreta dos Bichos”, BICHOS : Tá Liberado! é um divertido puzzle do gênero combine 3. Ao longo de uma aventura que passa por vários cenários retirados do longa-metragem, o game permite que você acompanhe personagens simpáticos, como o terrier Max e o estiloso Leonard.

A jogabilidade segue o estilo clássico do gênero — você precisa alinhar três ou mais brinquedinhos do mesmo tipo para que eles se autodestruam e limpem o tabuleiro. Com a utilização de power ups temporários, é possível destruir várias peças de uma só vez e fazer ainda mais pontos em cada uma das centenas de fases. O game é gratuito.

Kickerinho World (Gratuito)

Kickerinho World é um jogo pra lá de criativo. Seu objetivo aqui é se tornar um verdadeiro mestre das embaixadinhas ao mesmo tempo em que viaja ao redor do mundo — o título tem cenários em Paris, Dubai, Nova York e até Xangai. Só não se esqueça de dar um tapa no visual e customizar seu personagem com as diversas roupas disponíveis.

A mecânica de Kickerinho World é simples: toque na tela no momento certo para que o protagonista execute um truque e mantenha a bola no ar. No total, são 34 movimentos distintos para você aprender e dominar. Dispute contra seus amigos e faça o que estiver ao seu alcance para figurar no topo do ranking de melhores jogadores.

Dawnbringer (Gratuito)

Explore Mourngard, um mundo em ruínas, enquanto tenta derrotar as forças do mal e se prepara para a derradeira batalha contra o seu próprio irmão. Dawnbringer é um RPG de ação cujo sistema de batalha lembra muito a aclamada franquia Infinity Blade: na maior parte do tempo, você deve explorar cenários em busca de itens e armas preciosas.

Ao encontrar um inimigo, porém, a jogabilidade muda e é necessário desenhar a trajetória de sua espada ao deslizar seu dedo pela tela. Lembre-se também de bloquear os ataques do oponente, golpeando na mesma direção que ele. O game possui gráficos de cair o queixo e pode ser jogado de graça, embora conte com um sistema de microtransações.

Cupons de desconto TecMundo: