Novo malware consegue invadir iPhones mesmo sem jailbreak

1 min de leitura
Imagem de: Novo malware consegue invadir iPhones mesmo sem jailbreak
Imagem: leverage

Um novo malware que estaria atacando usuários de iPhones na China foi descoberto no começo deste ano por uma empresa de segurança virtual chamada Palo Alto Networks. A companhia deu o nome de AceDeceiver para a ameaça, que infecta primeiro o computador do usuário e, somente depois, o iPhone. Isso pode acontecer inclusive em aparelhos que não passaram pelo jailbreak.

O golpe basicamente serve para instalar apps não autorizados no iPhone dos usuários sem que eles saibam e sem que o iOS emita qualquer aviso. Assim, é possível roubar informações sensíveis, arquivos, entre outras possibilidades nefastas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para funcionar, o usuário precisa instalar um gerenciador de dispositivos iOS paralelo em seu desktop ou notebook e, em seguida, conectar seu iPhone ao computador. Nesse momento, a segurança do aparelho móvel fica vulnerável e dá acesso a muitos diretórios do sistema para o malware.

Só na China?

Não foi especificado exatamente para que fins o malware tem sido usado pelos criminosos na China, mas, ao que parece, ele ainda não teria se espalhado para outras localidades. A Palo Alto Networks avisou a Apple sobre a falha de segurança, e a empresa removeu da App Store três apps envolvidos nesse esquema.

Ainda não se sabe, entretanto, se a falha foi de fato consertada, mas esse já é o terceiro ataque de malware significativo diferente encontrado no iOS nos últimos meses, quase todos vindos da China.

Você confia mais no iOS ou no Android com a segurança das suas informações? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.