15 recursos escondidos (mas legais) do iOS 8 [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 15 recursos escondidos (mas legais) do iOS 8 [vídeo]

O iOS 8 já está no mercado há algum tempo, mas há muitos recursos encontrados nele e que grande parte dos consumidores ainda não conhece. Com o sistema operacional, a Apple trouxe várias novidades simples e que permitem mais agilidade na utilização. Tudo isso acontece com rápidos passos, que podem ser feitos por qualquer pessoa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Está curioso para ajustar tudo isso no seu smartphone agora mesmo? Pois confira conosco todas as dicas que trouxemos para quem quer aproveitar o iOS ao máximo. Será que você já conhece algumas das sugestões que separamos para os usuários de iPhones? É o que vamos descobrir agora mesmo!

1. Criar um cartão de emergência

Acidentes acontecem, infelizmente, e é bom estar preparado quando algo ocorrer. Por esse motivo, você pode criar um cartão de emergência para que consigam identificar você e seus dados rapidamente. Para isso basta abrir o app Saúde, pressionar o botão “Ficha Médica” e inserir todas as informações que julgar necessárias. Em caso de emergência, qualquer pessoa pode ter acesso aos dados para saber seu tipo sanguíneo, informações pessoais e contatos cadastrados.

2. Deletar mensagens automaticamente

Salvar mensagens no iPhone pode ser útil para quem quer saber tudo o que está acontecendo em uma conversa, mas a verdade é que isso pode resultar em uma superlotação na memória do aparelho. Felizmente agora é possível apagá-las automaticamente. Escolha Ajustes > Mensagens e então acione a opção “Histórico de mensagens”, informando ao aparelho quanto tempo as mensagens poderão ficar armazenadas.

3. Vídeos autodestrutivos

Com a utilização do iMessage, é  possível enviar vídeos e fotos que se apagam automaticamente — não permitindo que o seu contato salve o conteúdo no próprio smartphone. Para isso, basta pressionar e segurar o botão de câmera no canto inferior esquerdo. As novas opções permitirão a captura rápida para envio de material autodestrutivo.

4. Controle de exposição

Precisando de mais iluminação nas fotos que vai tirar com o seu iPhone? Pois você só precisa pressionar um ponto na tela e arrastar o dedo para cima ou para baixo para controlar a exposição das fotografias. Dessa forma, todas as imagens podem ter esse fator controlado antes mesmo da captura, sem precisar de filtros no pós-processamento.

5. Escondendo imagens nos álbuns

Algumas fotos no seu celular — como aquelas que você recebeu no WhatsApp ou aquelas outras que você não quer que ninguém veja — não são muito legais para serem mostradas para todos? Pois você só precisa selecionar a fotografia que deseja esconder dos amigos e então escolher “Ocultar” no menu que será aberto.

6. Saiba o que está sugando a bateria

Sua bateria está sendo gasta com mais velocidade do que você esperava? Em Ajustes > Geral > Uso, você pode acompanhar quanto cada app instalado no seu aparelho utiliza da bateria. Tudo é mostrado em porcentagem e, assim, você pode descobrir o que anda "comendo" a carga do seu iPhone. Aí é só decidir se vale a pena manter tudo instalado!

7. Responder mensagens rapidamente

Recebeu uma nova mensagem no seu celular e não quer carregar o app específico para responder? Você só precisa arrastar o banner da notificação para baixo e enviar a resposta por ali mesmo, sem a necessidade de abrir apps individuais para isso. Tudo acontece na própria notificação, o que deixa o processo bem rápido.

8. Restaurar fotos apagadas

Tirou 50 fotos e somente uma ficou boa, mas você a apagou sem querer? Não se preocupe! Dentro do aplicativo Fotos, agora há um novo álbum chamado “Apagado há pouco”. Entrando nele, você verá as fotos excluídas recentemente. Vale lembrar que só as imagens deletadas no prazo máximo de 30 dias são mostradas neste campo.

9. Solicitar sites para desktop

Se você não gosta da versão mobile de seu site preferido, agora você pode vê-lo como se estivesse em um desktop, mesmo utilizando o navegador Safari, que é padrão do iOS. Basta tocar o campo de endereços e escolher a opção “Versão para Computador”.

10. Chega de cores

No iOS 8 você pode deixar tudo que é mostrado na tela de seu aparelho em preto e branco — isso mesmo, sem nada de cores nos apps ou configurações. Basta mexer em “Ajustes”, escolher a opção “Acessibilidade” e, então, marcar a opção “Tons de Cinza”. Nós só ainda não descobrimos por que a Apple oferece essa funcionalidade.

11. Enviar última localização

O sistema “Find my Phone” é bem interessante para quem vive esquecendo o telefone por aí, mas por padrão ele exige que o aparelho esteja ligado para isso. Agora, em Ajustes > iCloud > Buscar iPhone é possível autorizar que o app sempre envie a última localização antes que a bateria seja totalmente esgotada.

12. Que música é essa?

Ouvindo uma música muito legal e não consegue descobrir de quem é? Apenas diga “Hey Siri, what song is this?”. Ela agora é sincronizada com o Shazam e sabe responder isso rapidamente. Vale lembrar que você precisa deixar o microfone do smartphone voltado à fonte de som para que a captação seja feita com mais qualidade.

13. Compartilhe sua localização

Muitos amigos conversando, e você não sabe como explicar o local correto em que está? Na própria janela de conversas você pode selecionar “Detalhes” e então “Enviar minha localização”.

14. Apagar páginas específicas do histórico

Deseja apagar alguns rastros de navegação, mas não quer fazer isso com tudo o que foi navegado no seu smartphone? No Safari, pressione o ícone do livro que está no canto inferior direito e então selecione “Histórico”. Agora é só arrastar para a esquerda todos os endereços que deseja apagar.

15. Atalhos no Mail

Quer economizar tempo enquanto vê seus emails? Pois no app Mail você só precisa arrastar os atalhos de mensagens para que algumas ações sejam realizadas. Para a direita elas são marcadas como lidas e para a esquerda, opções de exclusão, arquivamento e marcação são mostradas.

.....

Como você pode perceber, todas as dicas trazidas aqui são muito simples. Mesmo assim, elas podem fazer muita diferença para quem está sempre conectado ao smartphone e adora conhecer formas de agilizar a utilização. Gostou das dicas? Temos certeza de que elas podem tornar sua experiência muito mais fluida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.