Homem cria um canhão elétrico de mão utilizando uma impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Homem cria um canhão elétrico de mão utilizando uma impressora 3D
Avatar do autor

David Wirth, conhecido também como Xtamared, não é do tipo que usa uma impressora 3D para criar pecinhas pequenas e projetos modestos: o cara resolveu montar um canhão elétrico – uma railgun, para os mais íntimos – de mão, totalmente funcional, no melhor estilo de jogos como Quake e Doom.

A engenhoca, extremamente bem elaborada, conta com seis capacitores que, juntos, pesam 9 quilos e geram mais de 1.800 joules de energia a cada disparo. Caso você não faça ideia do que isso significa, aqui vão outros números: a arma é capaz de lançar projéteis de alumínio, cobre, carbono (especificamente grafite) e até mesmo plasma/teflon a uma velocidade de mais de 900 km/h.

Apesar do número impressionar, ele não é o suficiente para fazer muito estrago: em testes conduzidos por David, o tiro com alumínio penetrou muito pouco o alvo feito de madeira prensada utilizado nos testes, enquanto o de carbono simplesmente evaporou.

O tiro utilizando um projétil de carbono (grafite) não deu certo, já que o elemento evaporou

O funcionamento da railgun é tão complexo quanto o esquema de montagem que Wirth elaborou utilizando um software para projetos em 3D, utilizado para a impressão das peças da estrutura.

Basicamente, são dois eletrodos montados paralelamente que formam um campo magnético utilizado para impulsionar o projétil – com inúmeras forças combinadas, entre correntes e cargas. Para levar os projéteis até esses trilhos condutores, é utilizado um compressor de CO2 igual aos que existem em armas de paintball.

O sistema todo é alimentado por uma bateria LiPo de 120 V com um transformador que amplifica a voltagem para 1.550 V. Para controlar todas as voltagens, níveis de carga e temperatura, David usou um módulo Arduino Uno R3.

Para ver todo o trabalho de construção e os minuciosos detalhes do projeto, basta conferir a galeria postada por Xtamared.

Qual a invenção mais cabulosa que você já viu em uma impressora 3D? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Homem cria um canhão elétrico de mão utilizando uma impressora 3D