Se você é daquelas pessoas que gosta de separar os doces por sabores, chegamos aqui com a máquina perfeita para a tarefa. Esta impressora 3D modificada é capaz de identificar as cores de cada doce e separá-las em pequenos potinhos, facilitando o trabalho e evitando que você fique com os dedos melecados.

O teste foi realizado com o doce Skittles, uma espécie de M&Ms que, ao invés de chocolate, apresenta balinhas de açúcar com sabores variados, como limão, uva, laranja, morango e lima.

No vídeo postado pelo usuário Nathan Peterson, vemos a máquina em ação fazendo sua mágica. O dispositivo utiliza uma placa com microcontrolador Arduino Uno combinada com um sensor de cor Zitrade para identificar cada doce.

A máquina ainda vem equipada com uma iluminação de LED que evita confusões na identificação, como o vermelho e o laranja. Os sensores enviam ao circuito valores entre 0 e 255 para cada uma das três cores RGB (vermelho, verde e azul). Além disso, o inventor fez uma análise estatística do espectro de cores das balas — neste caso, Skittles —, programando o mecanismo para que possa escolher a cor certa de cada doce.

Nathan Peterson confessa ainda que tentou realizar o processo com M&Ms, porém, o doce apresentava seis sabores ao invés de apenas cinco do Skittles. A máquina é capaz de separar até 80 unidades por minuto.

Cupons de desconto TecMundo: