Estudante do MIT cria luminária integrada ao computador

1 min de leitura
Imagem de: Estudante do MIT cria luminária integrada ao computador

Natan Linder, um estudante de mestrado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, inventou uma luminária que faz muito mais do que iluminar a mesa de trabalho. A LuminAR, como foi batizada a invenção, é uma luminária que agrega recursos de robótica, computação e design. Equipada com computador wireless, projetor e câmera, a LuminAR fornece uma nova forma de interação com o computador.

Quando acionada, a luminária procura por um espaço vazio na mesa do usuário, onde projeta as janelas da interface do sistema. Também é possível definir quais informações devem ser projetadas em certas regiões da mesa, como por exemplo, deixar um cantinho para o seu email e outro para o navegador web.

De acordo com Linder, “A maioria dos computadores que conhecemos hoje são prisões para pixels. Esta interface robótica liberta os pixels da tela”.

Outro recurso interessante é o de exibir informações sobre objetos captados pela câmera da LuminAR. Assim, se o usuário colocar uma lata de refrigerante perto da área de projeção, por exemplo, a luminária projeta o site da empresa fabricante.

A interação com os softwares projetados e com o braço robótico da luminária é feita através de gestos que o usuário faz com as próprias mãos.  A “lâmpada” da nova luminária também pode ser acoplada a luminárias comuns, possibilitando que o usuário carregue a LuminAR para outros locais.

Fonte: MIT

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.