Um engenheiro da Valve chamado Ben Krasnow publicou em sua conta no YouTube esse vídeo que você confere acima com um experimento bastante interessante. Trata-se de um mouse controlado pelos movimentos da língua do usuário. Com isso, é possível guiar um ponteiro e realizar algumas atividades em um computador. Como se trata de uma ferramenta experimental, o aparelho não possui muita precisão.

Por conta disso, Krasnow explicou que talvez não seja interessante operar uma interface semelhante à do Windows com um aparelho baseado no seu experimento devido às limitações naturais da língua humana. Não é possível obter movimentos muito precisos no leitor, mesmo quando a cor do laser é trocada a fim de melhorar a reflexão da luz na língua do usuário.

No vídeo, o engenheiro faz algumas demonstrações de como seria utilizar um sistema operacional para desktops através do mouse de língua e aponta algumas dificuldades. Ele também mostra como seria jogar um game FPS com a ferramenta, o que se mostra ainda mais difícil.

Por outro lado, Krasnow relata que, para realizar movimentos básicos, como rolar páginas e listas, trocar de item na tela, confirmar ou cancelar mensagens e coisas do tipo, o aparelho funciona de forma satisfatória. Com isso, aparelhos como o Google Glass poderiam contar com interfaces operadas por esse tipo de periférico sem maiores problemas. Assim, se você não quer usar suas mãos para interagir com o computador, a língua poderia ser uma alternativa.

Cupons de desconto TecMundo: