Inventores da Disney Research (um instituto informal de pesquisas científicas criado pela Walt Disney) criaram um dispositivo que mais parece ter saído de algum longa-metragem ficcional. Estamos falando do Ishin-Den-Shin, um microfone capaz de transformar o corpo humano em uma mídia de armazenamento e propagação de sons.

O aparelho transforma qualquer ruído em sinais elétricos que modulam um campo eletroestático ao redor de seu usuário, permitindo que o próprio transmita esses sons através de seus dedos. Basicamente, você pode ditar uma mensagem para o microfone e repassá-la para outras pessoas apenas tocando o lóbulo de suas orelhas. Divulgado pelo jornal New Scientist, o vídeo que abre esta matéria exemplifica de maneira clara todo o funcionamento do dispositivo.

De acordo com Ivan Poupyrev, um dos responsáveis pelo projeto, o dispositivo foi inspirado em uma tecnologia fictícia descrita no clássico livro “O guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adams. Na obra, a raça alienígena conhecida como Vogons anuncia que a Terra será destruída transformando todos os objetos terrestres em uma fonte sonora para transmissão do recado.

Apesar de ser um invento bastante inovador, o Ishin-Den-Shin (termo japonês utilizado para se referir ao conceito de comunicação telepática) ainda não possui qualquer aplicação prática e não há previsão para que uma eventual versão comercial do aparelho seja lançada.

Cupons de desconto TecMundo: