Microfone "mágico" transforma seu corpo em uma fonte sonora

1 min de leitura
Imagem de: Microfone "mágico" transforma seu corpo em uma fonte sonora

Inventores da Disney Research (um instituto informal de pesquisas científicas criado pela Walt Disney) criaram um dispositivo que mais parece ter saído de algum longa-metragem ficcional. Estamos falando do Ishin-Den-Shin, um microfone capaz de transformar o corpo humano em uma mídia de armazenamento e propagação de sons.

O aparelho transforma qualquer ruído em sinais elétricos que modulam um campo eletroestático ao redor de seu usuário, permitindo que o próprio transmita esses sons através de seus dedos. Basicamente, você pode ditar uma mensagem para o microfone e repassá-la para outras pessoas apenas tocando o lóbulo de suas orelhas. Divulgado pelo jornal New Scientist, o vídeo que abre esta matéria exemplifica de maneira clara todo o funcionamento do dispositivo.

De acordo com Ivan Poupyrev, um dos responsáveis pelo projeto, o dispositivo foi inspirado em uma tecnologia fictícia descrita no clássico livro “O guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adams. Na obra, a raça alienígena conhecida como Vogons anuncia que a Terra será destruída transformando todos os objetos terrestres em uma fonte sonora para transmissão do recado.

Apesar de ser um invento bastante inovador, o Ishin-Den-Shin (termo japonês utilizado para se referir ao conceito de comunicação telepática) ainda não possui qualquer aplicação prática e não há previsão para que uma eventual versão comercial do aparelho seja lançada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.