Pai inventa quadricóptero que acompanha criança até o ponto de ônibus

1 min de leitura
Imagem de: Pai inventa quadricóptero que acompanha criança até o ponto de ônibus

Equipado com GPS e smartphone, drone acompanha criança ao ponto de ônibus (Fonte da imagem: Paul Wallish/IEEE)

De segunda a sexta, o editor da IEEE, Paul Wallich, acompanha seu filho em uma caminhada de 400 metros, para que o pequeno pegue o ônibus escolar. Agora, para facilitar, Wallich resolveu “terceirizar” essa tarefa: inventou um quadricóptero bastante tecnológico para acompanhar a criança durante todo o trajeto.

Para a montagem da aeronave controlada à distância, o editor comprou as peças separadamente e montou o equipamento com alguns itens adicionais e que servem para proteger a criança: um GPS pequeno e soldado na parte de cima do quadricóptero, um magnetômetro (bússola) e um slot para cartão microSD.

O monitoramento por vídeo foi implementado de maneira muito complexa, tecnicamente falando: em vez de embarcar um transmissor de vídeo dedicado, Wallich simplesmente acoplou o próprio smartphone. A transmissão é feita por meio de um aplicativo de streaming comum, como o Qik ou o BroadCam Video Streaming. Uma gambiarra simples e funcional.

O peso total do quadricóptero mal chega a um quilograma, sendo leve o suficiente para se locomover sem problemas. Além disso, esse drone caseiro pode seguir trajetos pré-estabelecidos pelo GPS embutido nele. Agora, Wallich planeja adicionar sonares e outros sensores para que a nave seja capaz de evitar colisões automaticamente, além de trocar a bateria para uma com mais tempo de automação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.