Carro utiliza vento para... Andar mais rápido que o vento

1 min de leitura
Imagem de: Carro utiliza vento para... Andar mais rápido que o vento

(Fonte da imagem: Reprodução/Autopia)
Com a ajuda de alguns amigos, o inventor norte-americano Rick Cavallaro conseguiu construir um carro capaz de viajar contra o vento, mais rápido do que ele. Batizado como DWFTTW (sigla em inglês para “mais rápido que o vento, contra o vento”), o veículo desafia o senso comum ao utilizar um conceito de aerodinâmica.

Equipado apenas com uma hélice de 5 metros de altura, tudo o que o carro precisa é de um empurrão inicial. A partir daí, a energia do movimento das rodas é utilizada para rodar a hélice. Ao fazer isso, ela gera então o empuxo necessário para mover o carro, reiniciando o ciclo. Seria praticamente uma máquina de movimento perpétuo, caso não houvesse a necessidade do vento como fonte de energia externa.

Apesar de estranho, o conceito do DWFTTW não contraria a Física. “Ao andar de bicicleta contra o vento, a partir do momento em que a bicicleta alcança a sua velocidade, não se sente mais o vento. Isso aconte porque não há mais vento relativo nesse ponto” explica Cavallaro.

Ainda de acordo com o inventor, a motivação para construir o carro surgiu quando ele montou um modelo em escala menor do DWFTTW para explicar o seu conceito. “Eu esperava ouvir que as pessoas me dissessem como isso era legal, mas tudo o que ouvi foi ‘Uau, você é um idiota’. Foi então que decidi ir atrás de patrocinadores para uma máquina maior”, confessou.

Fonte: Autopia (Wired)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.