O chinês Shu Mansheng não desistiu de seu sonho de ser inventor por ser fazendeiro ou ter só o ensino escolar básico. Em um vídeo divulgado no YouTube, ele mostrou sua mais recente criação: um veículo voador feito com vários produtos caseiros e gambiarras.

Similar ao Parrot AR. Drone, a máquina possui oito hélices ligadas a motores e um espaço no centro para abrigar apenas uma pessoa. No vídeo, que mostra o processo de ignição e um teste de voo do helicóptero, ele mal sai do chão e apresenta uma flutuação bastante instável.

O que impressiona são os materiais e métodos utilizados para que o veículo funcione: uma garrafa de refrigerante é o compartimento de água, enquanto as hélices de madeira são ligadas manualmente.

Apesar do desempenho fraco do veículo, esse é mais um passo em direção ao sonho do inventor. Mansheng, que aprendeu eletrônica e mecânica por conta própria, sempre quis desenvolver máquinas voadoras e planeja agora uma escola que ensine “conteúdos diferentes dos colégios convencionais” – além de querer que sua nave permaneça por mais tempo no ar, claro.

Fora o veículo, batizado no vídeo de UFO (termo em inglês para OVNI, objeto voador não identificado), o fazendeiro criou, em 2010, um avião caseiro com construções bastante similares, mas que passou oito minutos no ar. As fotos do experimento anterior de Mansheng você pode conferir no Izismile.