Que tal uma tattoo eletrônica capaz de monitorar seus batimentos cardíacos?

1 min de leitura
Imagem de: Que tal uma tattoo eletrônica capaz de monitorar seus batimentos cardíacos?
Imagem: Colorado

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Colorado acaba de criar um dispositivo bastante curioso. Trata-se de uma espécie de “tatuagem eletrônica” que, uma vez fixada no corpo do usuário, é capaz de captar sua voz e até mesmo monitorar seus batimentos cardíacos. E tem mais: o aparelho, embora seja minúsculo, pode ser usado em conjunto com sistemas wireless para transmitir essas informações pela internet.

Pesando apenas 0,3 gramas, o gadget é menor do que uma moeda de um centavo de dólar. Sua composição é simples: acoplado ao circuito principal se encontra um acelerômetro ultrassensível que consegue sentir todas as vibrações do seu corpo, incluindo aquelas causadas pelo funcionamento dos músculos e pela viagem do sangue através das veias. Por outro lado, um eletrodo capta os sinais elétricos que viajam pelo sistema nervoso.

Com isso, a invenção consegue registrar praticamente qualquer evento que ocorre no interior do corpo do usuário, incluindo a abertura das válvulas do coração e o trabalho de suas cordas vocais. Isso faz com que o gadget possa ser usado para uma infinidade de aplicações, incluindo usos médicos e reconhecimento de voz (que tal controlar seu computador com comandos ditados através de um aparelho minúsculo?).

O estudo completo, explicando as etapas de fabricação e funcionamento dessa “tatuagem eletrônica”, foram publicados no dia 16 de novembro no jornal científico Science Advances. Caso tenha interesse em conhecer os detalhes técnicos desse invento, clique aqui e confira o relatório dos pesquisadores na íntegra (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.