IEEE aprova padrão 802.16m para próxima geração da WiMAX

1 min de leitura
Imagem de: IEEE aprova padrão 802.16m para próxima geração da WiMAX

WiMAX

O Institute of Electrical and Electronics Engineers aprovou a norma IEEE 802.16m que atualiza o padrão WiMAX, dando o primeiro passo legal para a nova geração dessa rede que é uma espécie de Wi-Fi amplificado, capaz de cobrir longas distâncias e oferecer alta velocidade. O novo padrão, conhecido como WirelessMAN-Advanced ou WiMAX 2, oferecerá velocidades de download de mais de 300 Mbps.

A atualização da rede surge em um contexto em que a maioria das operadoras do mundo já assumiu compromisso com a rede 4G LTE (Long-Term Evolution), semelhante à WiMAX, porém, com padronização tecnológica diferente. Durante a CEATAC, em outubro de 2010 no Japão, a Samsung demonstrou uma versão provisória da WiMAX 2 e alcançou velocidade de 330 Mbps. Para o usuário final, contudo, a velocidade máxima de download deve chegar a 100 Mbps.

A nova WiMAX foi aprovada na última década, bem antes da LTE, e, no ano passado, foi reconhecida como uma rede 4G pela ITU (sigla em inglês da União Internacional de Telecomunicações). Porém, a LTE é mais usada pela indústria, inclusive pela Clearwire, maior fornecedora de rede WiMAX do mundo. A rede LTE-Advanced, uma “versão final” da LTE, transmitirá dados a 1 Gbps e tem sua aprovação apoiada por inúmeros fabricantes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.