Sites em breve vão detectar se você está muito nervoso durante o acesso

1 min de leitura
Imagem de: Sites em breve vão detectar se você está muito nervoso durante o acesso
Imagem: Shutterstock

Cliques frenéticos no mesmo lugar e um movimento descoordenado e rápido do cursor são "sintomas" de que você está um pouco agitado ou estressado. Isso você consegue perceber facilmente em si mesmo — só que as próprias páginas da internet em breve poderão fazer o mesmo diagnóstico.

Três estudos diferentes relatados pelo site Arstechnica possuem objetivos similares: detectar um padrão no comportamento do usuário, coletar dados sobre o que você está sentindo no momento e tentar deixar você o mais feliz possível na navegação, apresentando só as informações relevantes e uma experiência satisfatória. A conclusão é um pouco diferente da que imaginávamos: em momentos de raiva, o movimento do cursor fica mais lento, enquanto a distância percorrida aumenta bastante.

O primeiro estudo envolveu o serviço de crowdsourcing da Amazon, Mechanical Turk. Os escolhidos para participar do teste foram aleatoriamente frustrados por uma série de ações. No segundo, 126 participantes navegaram por um e-commerce falso. Foi possível detectar com 82% de acerto quando o usuário estava irritado.

No terceiro, 80 voluntários relatavam o nível emocional durante o uso de uma ferramenta propositalmente frustrante de internet. O movimento do cursor não só indicava se havia um sentimento negativo presente, mas qual era o nível dele. Os próximos estudos devem focar em algo parecido, porém na experiência mobile.

O artigo completo (em inglês) pode ser conferido neste link.

Você fica muito nervoso enquanto acessa a internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.