menu
Logo TecMundo
Internet

Vídeo mostra como as ondas do Tsunami se espalharam pelo Pacífico

Confira as imagens impressionantes da NOAA, mostrando as ondas do Tsunami se espalhando por todo o oceano Pacífico em poucas horas.

schedule14/03/2011, às 06:56

Após o terremoto de 8,9 pontos, o Tsunami varreu todo o Japão, causando destruição por onde quer que tenha chegado. Porém, não foi só a terra do Sol Nascente que sentiu os impactos dessa onda gigantesca, que trouxe calamidade para um país inteiro.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Um vídeo publicado pela NOAA (The National Oceanic and Atmospheric Administration) mostra que as ondas se espalharam por todo o oceano Pacífico em menos de 24 horas, perdendo a força ao chegar ao continente americano. Os sismólogos mostram, através de uma animação criada no computador, toda a energia dissipada pelo epicentro, que se espalhou pelo resto das águas.

Ao final do vídeo, é possível conferir a amplitude máxima das ondas, desde seu núcleo a 130 quilômetros da costa japonesa. A velocidade de propagação chega a ser impressionante, apesar de já chegar à ilha do Havaii com muito menos força do que aquela que destruiu boa parte do Japão.

Amplitude das ondas durante o Tsunami

Em locais em que o solo era mais profundo, é possível perceber que as ondas foram amenizadas, perdendo sua força na sequência. Apesar de não chegar aos Estados Unidos com muita força, o Tsunami destruiu barcos na marina da Califórnia.

Enquanto isso, no Japão, o número de mortos já passa de duas mil pessoas, devendo aumentar ainda mais nos próximos dias.